Alunos lançam nova edição do jornal Conexão Cotuca

Na última quinta-feira (19/11), foi publicada uma nova edição do jornal Conexão Cotuca, feito por estudantes do colégio, sob orientação de professores do departamento de Humanidades. Segundo as editoras do jornal, Laura Baptista e Vivian Cabral (do 2º ano de Informática), essa segunda edição do jornal representa a continuidade do projeto e apresenta avanços no conteúdo e na forma.

Segundo Vivian, após terem recebido e-mails com sugestões de pautas, “a segunda edição traz mais temas relacionados à vida dos estudantes, como a nova grade de horários, as cotas e sono”. Para ela, os alunos integrantes do jornal estiveram mais focados e mais independentes, além de terem evoluído na maturidade em relação à obtenção de dados, às entrevistas e à escrita. Já conforme Laura, a evolução do jornal se deu tanto na forma quanto no conteúdo apresentado. A aluna e editora afirma, ainda, que a nova edição “vem repleta de textos, internos e externos ao Cotuca, mas que, acima de tudo, fazem qualquer um pensar e refletir”. Segundo os professores coordenadores do projeto, Cristiane Megid e André Pasti, há, agora, mais alunos envolvidos, mais seções e mais textos. “A intenção do jornal é justamente fomentar mais diálogo e a circulação de ideias entre a comunidade escolar, o que, nos parece, já está acontecendo”, afirmam no editorial.

Veja o índice da nova edição e acesse os textos:

Editorial – 2ª edição
Profª. Cristiane Megid, Prof. André Pasti

Madalena
Giovanna Batalha

Um dia dedicado às humanidades no Cotuca
Júlia Ulbrich

Cotuca aprova nova grade de horários para a tarde
João Rufatto, Laura Baptista

Cotas: um meio para a inclusão
João Rufatto

Sono: como melhorar o seu e conciliá-lo com seus afazeres
Júlio Moreira

Responsa: iniciativa de alunos busca ampliar acesso às escolas técnicas
Vivian Cabral

Postais: Janelas para outras Campinas
Beatriz Lorena e Franciele Oliveira

Lugares bacanas e baratos em Campinas e região
Gabriel Collado

CPMF: E eu com isso?
André Piau

Graffiti: arte urbana
Paulo Pacitti

Jogo 10 da noite, NÃO!
Lucas Pedroso

Esporte adaptado: Compreendendo as diferenças
Lucas Pedroso

Da sala de aula ao cinema: “Que Horas Ela Volta?”
Douglas Cardoso

Painel do Leitor: professor Edson Joaquim dos Santos
Malu Assis

Uso e conservação da tenda
Lucas Ryu e Julio Moreira

Declamações poéticas e apresentações musicais marcam o 3º Minissarau Literomusical do Cotuca
Graziela Antunes

Poemas
Véio Chico (Helena Ávila e Giulia Pompílio)
7 desalentos (João Caetano Gomes)

Artistas do Cotuca
Lucas de Oliveira Nascimento
Laís Morais
Franciele Souza
Marcelo Parra Ramos
Júlia Toth

Energia Elétrica, ou a falta dela!
Bruno Baptista

Leitores conectados – 2ª edição
Malu Assis

Sobre o Conexão Cotuca

O Conexão Cotuca é um jornal digital que busca falar “sobre o que interessa à comunidade do Cotuca: divulga atividades realizadas pela escola, informações úteis, produções artísticas e científicas de alunos, professores e funcionários, promove debates que partem do ponto de vista de integrantes da nossa comunidade. Para isso, é organizado a partir de um conselho editorial e com a participação efetiva dos alunos que, a partir desse processo, estudam e apropriam-se do fazer jornalístico”. O jornal é um projeto coordenado pela Profª. Cristiane Megid e pelo Prof. André Pasti, e faz parte do Observatório da Mídia e Atualidades – que conta, ainda, com oficinas de leitura crítica de mídia e projetos de iniciação científica.

Imagem da capa da nova edição do jornal organizado por estudantes do Cotuca.