Nós mantemos convênios com diversas empresas e instituições, que abrem oportunidades para nossos alunos. Estas oportunidades visam complementar a formação teórica, sendo assim, é muito importante que cada aluno se interesse e aproveite a chance de desenvolver um currículo profissional competitivo, aprenda como participar de um processo de seleção, além de planejar sua carreira de forma a se tonar um cidadão pleno, participativo, realizado e consciente de suas responsabilidades sociais.
Agora vamos falar sobre algumas questões que costumam ser dúvidas dos alunos como:
A partir de quando posso fazer estágio?
Em geral, o estágio pode ser iniciado a partir do segundo semestre do curso, desde que o aluno tenha horário disponível e mediante aprovação do Contrato de Estágio (Termo de Compromisso). Lembrando que esta atividade pode ser rompida a qualquer momento, por qualquer das partes (Aluno, Escola, Empresa).
Quantas horas de estágio eu preciso fazer?
O mínimo de horas de estágio obrigatório depende do curso e do ano de ingresso no COTUCA. Veja na página do COTUCA, na aba ACADÊMICO, qual é o CATÁLOGO do seu ano de admissão e na grade do curso correspondente, qual é a carga horária obrigatória de estágio, se houver.
Posso dividir as horas de estágio?
O aluno pode fazer estágio em várias empresas, sendo uma de cada vez. Assim ele pode dividir suas horas de estágio em mais de um contrato de estágio, não simultâneos, desde que em jornadas de até 6 (seis) horas por dia e até 5 (cinco) dias por semana.
Até quando posso fazer estágio?
O aluno pode fazer estágio enquanto não tiver concluído o curso, portanto enquanto estiver matriculado na escola, mas atenção, verifique na secretaria o tempo máximo de vínculo para cada curso. Na maioria dos casos, é de até 5 (cinco) anos – após esse período, o aluno pode ser desligado.
Como fazer meu primeiro currículo?
Existem vários exemplos e modelos de currículos disponíveis gratuitamente na Internet. Também existe um exemplo na parte de modelo de documentos na área do aluno.
Como posso localizar vagas de estágio?
É atribuição do aluno localizar e participar das oportunidades de estágio junto às empresa e instituições. As vagas de estágio técnico são divulgadas na Internet, nos quadros de avisos da escola, na área do aluno (Oportunidades), no circuito de TV interno, por meio de e-mails enviados pelo coordenador do setor de estágios e, ainda, através de palestras das empresas realizadas na escola ou por videoconferência.
Que documentos preciso para fazer estágio?
O documento necessário para o início do estágio é o contrato de estágio. Este documento deve ser digital, preenchido conforme modelo que se encontra na opção ESTÁGIO/EMPRESA na página do COTUCA ou outro modelo já utilizado pela empresa. Este contrato deve ser assinado pelo aluno e pela empresa, só depois deve ser enviado parra estagios@cotuca.unicamp.br para ser assinado pela escola. Se o aluno já for funcionário da empresa, não necessitará do contrato de estágio, uma vez que já possuí um contrato de trabalho com a mesma. Se a atividade for desenvolvida em uma universidade ou centro de pesquisa, deve-se seguir a documentação pertinente à modalidade selecionada naquela instituição e também enviar para estagios@cotuca.unicamp.br.
Que documentos preciso providenciar ao final do estágio?
Em TODOS OS CASOS permanece obrigatória, ao final do estágio, a elaboração pelo aluno do RELATÓRIO DE ESTÁGIO, conforme modelo que está na área do aluno. Também a empresa precisará enviar uma carta (Atestado de Horas) para estagios@cotuca.unicamp.br atestando o total de horas cumpridas na atividade em questão. Esta carta deve ser assinada e identificada pelo supervisor ou um representante do RH na empresa, conforme modelo que se encontra na área do aluno.
Entrei na faculdade. Como fazer o estágio?
Para assumir a vaga na faculdade, o aluno precisa ter finalizado o ensino médio. Sendo assim, se a modalidade do curso técnico for INTEGRADO ao ensino médio, o curso médio só será finalizado com o curso técnico, portanto, não será possível fazer estágio juntamente com o 1º. ano do nível superior.
Já trabalho na área. Preciso fazer estágio?
O aluno que é também trabalhador e já atua na área do curso, não precisa do contrato de estágio e pode utilizar as horas trabalhadas para atender à jornada obrigatória de estágio do curso, desde que tenha a aprovação do setor de estágio. Ainda assim, o aluno deverá fazer o Relatório de Estágio e apresentar o atestado de horas de trabalho equivalentes à jornada de estágio prevista no curso.
Como e quando enviar o relatório de estágio?
O relatório pode ser enviado por alunos que já tenham cumprido a carga horária mínima exigida e esteja matriculado em ESTÁGIO, o envio é exclusivo na forma digital, deve ser feito somente por meio da área do aluno, na opção “Gerenciar Estágio”. Não será aceita outra forma de envio. Existem dois períodos de avaliação, aqueles relatórios recebidos até 31 de maio serão avaliados no mês de Junho, já os recebidos até 31 de outubro serão avaliados em novembro de cada ano.
O que é o Atestado de Horas de estágio enviado pela empresa?
O Atestado de Horas é uma carta onde o seu chefe ou alguém responsável do RH na empresa atesta a quantidade total de horas cumpridas durante o programa de estágio, descontando as eventuais faltas ou alterações de jornada, já que não são permitidas horas extras. Esta carta deve ser recebida pela escola até a data limite para o recebimento do Relatório de Estágio.
IMPORTANTE: Este documento original e com a identificação de quem assinou pela empresa deve ser enviado de um endereço corporativo de e-mail da empresa DIRETAMENTE para estagios@cotuca.unicamp.br .
Posso continuar a fazer estágio?
O aluno que está matriculado em ESTÁGIO, portanto, que não excedeu o prazo máximo de vínculo com a escola e ainda não concluiu a disciplina de estágio, pode continuar a fazer estágio na mesma empresa ou em outra, lembrando que existe um limite máximo de dois anos em cada empresa.
Você ainda tem dúvidas?
Se você ainda tem dúvidas, escreva para estagios@cotuca.unicamp.br e pergunte! Teremos prazer em esclarecer.