O QUE É?
Grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers-CoV) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars-CoV).
O novo coronavírus é uma variante do coronavírus, denominada 2019-nCoV, até então não identificada em humanos. A identificação desse novo vírus ocorreu em investigação epidemiológica e laboratorial, após a notificação de casos de pneumonia de causa desconhecida entre dezembro/2019 e janeiro/2020, diagnosticados inicialmente na cidade chinesa de Wuhan, capital da província de Hubei.
COMO TRANSMITE?
A transmissão ocorre através de contato próximo com pessoas infectadas.
QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS?
Tosse
Febre
Dificuldade para respirar
CUIDADOS IMPORTANTES:
– Usar lenço descartável para higiene nasal;
– Cobrir nariz e boca ao tossir e espirrar;
– Evitar tocar olhos, nariz e boca;
– Lavar frequentemente as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou álcool gel;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal;
– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
– Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente.
SE VOCÊ TEM:
Histórico de viagem à China nos últimos 14 dias OU Teve contato próximo com caso suspeito de coronavírus E apresenta sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar: Procure o Pronto Atendimento do CECOM e ao chegar à recepção, retire uma senha, coloque a máscara disponível no local e se dirija imediatamente a um dos atendentes.
O CECOM presta atendimento à Comunidade Unicamp (alunos, funcionários e docentes da Unicamp) de segunda à sexta-feira e o horário do Pronto Atendimento é das 07h00 às 17h30.
FONTES: Ministério da Saúde do Brasil / Organização Mundial da Saúde (OMS) / Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).