Observatório da Mídia

Projeto do Departamento de Humanidades

O Observatório se propõe a construir um espaço para análise e discussão da mídia, compreendendo seu funcionamento, os principais agentes envolvidos e sua geografia, analisando as atualidades do Brasil e do Mundo e fomentando leituras críticas das informações que circulam nos meios de comunicação

O Observatório, conta, atualmente, com quatro atividades principais:

Análise da mídia

• ENCONTROS DE MÍDIA E ATUALIDADES: Encontros semanais para análise da geopolítica da mídia e leitura crítica dos meios de comunicação, com duas turmas (uma diurna e outra noturna). Discussão de importantes temas para a compreensão do lugar, país e mundo em que vivemos, incluindo o direito à comunicação. Ajuda na preparação dos alunos ao ENEM e aos vestibulares. (Apresentações e outras informações estão disponíveis no site do Observatório da Mídia do Cotuca).
  • PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA de Ensino Médio, entitulado “Comunicação e Geografia: mapeando os círculos dominantes de informações no território brasileiro”, desde agosto de 2014 (total de 5 bolsistas). Financiamento: PIBIC-EM/UNICAMP e CNPq. Orientação: Prof. Me. André Pasti.

Produção jornalística

• JORNAL CONEXÃO COTUCA: Jornal digital, fala sobre o que interessa à comunidade do Cotuca. É organizado a partir de um conselho editorial e com participação efetiva dos alunos que, a partir desse processo, estudam e apropriam-se do fazer jornalístico.
  • PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA de Ensino Médio, entitulado “A produção jornalística por alunos do Ensino Técnico: uma experiência no Colégio Técnico de Campinas”, desde agosto de 2015 (total de 3 bolsistas). Financiamento: PIBIC-EM/UNICAMP e CNPq. Orientação: Profª. Drª. Cristiane Megid.

Objetivos do projeto

• aprofundar leituras críticas da mídia — de notícias, colunas, reportagens e editoriais;
  • compreender as dinâmicas de produção e circulação de informações;
  • mapear os meios de comunicação brasileiros e os principais meios internacionais com alcance no território brasileiro (sobretudo em inglês e espanhol);
  • identificar e mapear os agentes envolvidos na produção de mídia no Brasil;
  • introduzir a análise de discurso;
  • aprofundar o entendimento das dinâmicas da reorganização do território brasileiro atual, discutindo sua abordagem pelos meios de comunicação;
  • aumentar o contato dos estudantes com as atualidades do Brasil e do Mundo, contribuindo para sua formação crítica e sua preparação para os concursos vestibulares;
  • gerar e publicar informação (tornando os alunos, também, produtores de informação), a partir dos debates e análises feitas no Observatório.

Veja mais no site do Observatório da Mídia.