Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos

A Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos tem o objetivo primordial de contribuir para a melhora do Ensino Técnico e Médio do país, através do incentivo a alunos e professores para desenvolverem, implementarem e publicarem seus projetos de protótipos e trabalhos técnicos e científicos.

LINHA DO TEMPO
A I Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos surgiu em 2010 e tinha abrangência apenas regional (Campinas e região) com proposta de ser um evento bianual, mas o sucesso da segunda edição (2012), com números expressivos de projetos apresentados e aumento da abrangência geográfica mostrou que havia demanda para edições anuais.

A primeira edição Conseguiu reunir 86 trabalhos técnico-científicos apresentados pelos alunos do COTUCA, como também de outras 11 escolas técnicas da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Diante do sucesso da I Mostra de Trabalhos de Alunos dos Cursos Técnicos de Campinas e Região este evento foi incorporado às atividades do COTUCA e novamente realizado no ano de 2012.

A II Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos se propôs a expandir o evento, mudando não somente o seu nome, mas também sua divulgação. O nome foi mudado, pois o evento deixou de ter abrangência apenas regional, expandindo-se e recebendo trabalhos de Centros e Institutos Federais de outros Estados do país, bem como outras escolas técnicas e das escolas SENAI.

Os números obtidos com o evento foram expressivos, superando as estimativas iniciais e a abrangência geográfica. A II Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos envolveu cerca de 30 instituições de ensino técnico de todo o Estado de São Paulo e dos Estados de Minas Gerais e Paraná. Reuniu cerca de 1.700 alunos e 130 docentes. Foram apresentados 150 trabalhos técnico-científicos desenvolvidos pelos alunos, em uma Mostra com ampla participação do público em geral.

Em 2013 a III Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos envolveu cerca de 60 instituições de ensino técnico de todo o Estado de São Paulo e dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Reuniu cerca de 1.700 alunos e 130 docentes e, diante da positiva repercussão do Evento os organizadores concluíram que a consolidação do mesmo foi alcançada.

Em 2014, a quarta edição do Evento contou com 475 projetos inscritos sendo 50 apresentados no formato oral, 281 no formato pôster e 144 protótipos apresentados por alunos e professores de 110 Instituições dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pará, Rio de Janeiro e Paraná. Um total de 1000 alunos e 300 professores.

Em setembro de 2015 a quinta edição do Evento reuniu cerca de dois mil participantes com apresentação de aproximadamente 530 projetos em forma de pôster, oral ou protótipo. Uma novidade desta edição foi o 1º PRÊMIO desafio MAHLE – Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos – COTUCA/UNICAMP e MAHLE – Metal Leve para Estudantes de Cursos Técnicos.

A VI Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos que aconteceu em 2016 reuniu cerca de 2000 participantes de 114 instituições de vários Estados do Brasil. Nesta edição, foram realizados os desafios das Empresas MAHLE como tema “Retirando CO2 da Atmosfera”, DowCorning com o tema “O Silicone fazendo a diferença na Inovação”, Movile sobre “Aplicativos móveis e realidade aumentada/virtual” e do Instituto de Biofabricação – BIOFABRIS com o tema “Desenvolvimento de um dispositivo médico”.

Acesse em http://mostradetrabalhos.cotuca.unicamp.br/ as informações para a VII Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos que acontecerá em 26/09/2017.