Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos

A Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos tem o objetivo primordial de contribuir para a melhora do Ensino Técnico e Médio do país, através do incentivo a alunos e professores para desenvolverem, implementarem e publicarem seus projetos de protótipos e trabalhos técnicos e científicos.

LINHA DO TEMPO
A I Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos surgiu em 2010 e tinha abrangência apenas regional (Campinas e região) com proposta de ser um evento bianual, mas o sucesso da segunda edição (2012), com números expressivos de projetos apresentados e aumento da abrangência geográfica mostrou que havia demanda para edições anuais.

A primeira edição Conseguiu reunir 86 trabalhos técnico-científicos apresentados pelos alunos do COTUCA, como também de outras 11 escolas técnicas da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Diante do sucesso da I Mostra de Trabalhos de Alunos dos Cursos Técnicos de Campinas e Região este evento foi incorporado às atividades do COTUCA e novamente realizado no ano de 2012.

A II Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos se propôs a expandir o evento, mudando não somente o seu nome, mas também sua divulgação. O nome foi mudado, pois o evento deixou de ter abrangência apenas regional, expandindo-se e recebendo trabalhos de Centros e Institutos Federais de outros Estados do país, bem como outras escolas técnicas e das escolas SENAI.

Os números obtidos com o evento foram expressivos, superando as estimativas iniciais e a abrangência geográfica. A II Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos envolveu cerca de 30 instituições de ensino técnico de todo o Estado de São Paulo e dos Estados de Minas Gerais e Paraná. Reuniu cerca de 1.700 alunos e 130 docentes. Foram apresentados 150 trabalhos técnico-científicos desenvolvidos pelos alunos, em uma Mostra com ampla participação do público em geral.

Em 2013 a III Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos envolveu cerca de 60 instituições de ensino técnico de todo o Estado de São Paulo e dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Reuniu cerca de 1.700 alunos e 130 docentes e, diante da positiva repercussão do Evento os organizadores concluíram que a consolidação do mesmo foi alcançada.

Em 2014, a quarta edição do Evento contou com 475 projetos inscritos sendo 50 apresentados no formato oral, 281 no formato pôster e 144 protótipos apresentados por alunos e professores de 110 Instituições dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pará, Rio de Janeiro e Paraná. Um total de 1000 alunos e 300 professores.

Em setembro de 2015 a quinta edição do Evento reuniu cerca de dois mil participantes com apresentação de aproximadamente 530 projetos em forma de pôster, oral ou protótipo. Uma novidade desta edição foi o 1º PRÊMIO desafio MAHLE – Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos – COTUCA/UNICAMP e MAHLE – Metal Leve para Estudantes de Cursos Técnicos.