Segurança do Trabalho

O Profissional

Atua nos vários setores da empresa, avaliando as condições em postos de trabalho, identificando pontos de riscos materiais, ambientais, de acidentes e de doenças ocupacionais, implantando ações corretivas para minimizá-los. Planeja e elabora normas e instruções de trabalho para instituir e reforçar comportamentos seguros na realização das tarefas diárias. Identifica a necessidade e recomenda o uso de Equipamentos de Proteção Individual. Emite relatórios que subsidiam as decisões necessárias à eliminação de riscos nos empreendimentos e à correção de irregularidades, sugerindo estratégias e atuando na educação prevencionista. Inspeciona e assegura o funcionamento e a utilização dos recursos de segurança, avalia e propõe condições ergonômicas, assim como de higiene e segurança do trabalho, buscando a integridade física e a saúde do trabalhador no âmbito preventivo e corretivo, responsabilizando-se pela utilização de técnicas e medidas que visam a eliminação dos acidentes e doenças através da promoção de condições seguras de trabalho.

O Curso

Integra conhecimentos nas áreas de Direito e Legislação, Princípios de Tecnologia Industrial, Higiene Industrial, Segurança do Trabalho, Informática Aplicada, Matemática Aplicada, Inglês Instrumental, Ciências Instrumentais em Biologia, Química e Física, Comunicação e Expressão, Desenho Técnico com Computador, Normas de Segurança, Ambiente e Doenças do Trabalho, Prevenção e Controle de sinistros, Gestão Empresarial, Psicologia do Trabalho, Ergonomia, Gerenciamento de Riscos, Proteção Ambiental e Gestão da Qualidade.

O Mercado de Trabalho

Atua em todas as organizações empresariais, hospitalares e governamentais, pois a legislação determina a obrigatoriedade da existência de Técnicos em Segurança do Trabalho nas empresas. Além desse fator, citamos a busca de certificação de qualidade pelas empresas, que passa, também, pela diminuição do número de acidentes de trabalho e pela atenção às normas de segurança.

Modalidades

Modalidade: B – Concomitância Externa
Código: 53
Turno: noturno
Vagas: 40
Duração: 2 anos mais estágio
Estágio: 300 horas
Ensino Médio: Concluído ou estar matriculado em outra escola, a partir da 2a série, no ano de ingresso no COTUCA

Catálogo de disciplinas

Catálogo – curso de Segurança do Trabalho