Depoimento – Linicker Felipe

Aluno Curso técnico em Plásticos

Ao terminar o ensino fundamental, cursado a maior parte dele na E.M.E.F. Padre Domingos Zatti, iniciei o ensino médio na E.E. Guido Rosolen, onde pude notar que eu precisava de um bom curso técnico para poder ser valorizado e conseguir meu espaço no mercado de trabalho.

Depois de muito pesquisar, notei que a melhor opção para realizar um curso técnico, seria o curso técnico em plásticos ministrado no COTUCA (pelo fato de a grade curricular fazer parte do meu perfil profissional, e, também, por ser uma escola gratuita de qualidade UNICAMP).

Por ser um curso de concomitância externa, no ano que eu estava passando do 1º ano do ensino médio, para o 2º ano, eu comecei a estudar no curso técnico em plásticos no colégio. A vida de estudar no ensino médio no período noturno e o técnico em plásticos no matutino não foi fácil, ainda mais com o curso de inglês em algumas tardes.

Mas assim eu levava, e a partir do terceiro semestre, eu comecei a dar monitoria, tanto para alunos do curso técnico em plásticos do matutino, como os alunos do noturno (quando esses podiam comparecer à escola fora de seu período de aula).

Como eu fazia ensino médio a noite, eu não pude optar por fazer um estágio durante o curso, mas antes de acabar o curso (mais ou menos um mês antes), eu já tinha uma vaga de estágio “esperando” por mim em um laboratório de pesquisa e desenvolvimento de órgãos artificiais da Unicamp, o Biofabris. Após um tempo estagiando lá, eu resolvi fazer um outro estágio na área de manutenção e desenvolvimento de moldes de injeção na indústria automotiva Magneti Marelli, localizada em Hortolândia; passando um bom período na Magneti Marelli, eu tive a oportunidade de iniciar mais um estágio, dessa vez em um laboratório de pesquisa e desenvolvimento de embalagens flexíveis localizado em Jundiaí, na Dow Química, laboratório Dow Pack Studios; que é o lugar onde eu faço estágio no momento.

Como visto, a área de plásticos é bem abrangente, e devido à baixa demanda de profissionais na área, o mercado é considerado como uma boa remuneração para o profissional técnico formado no curso. Atualmente eu estou na Dow Química, com previsão para terminar meu curso em dezembro de 2015, pois já estou para apresentar meu relatório final. Confesso que o curso me deu um retorno muito rápido, realmente superou minhas expectativas!

Linicker Rodrigo Felipe
Aluno Curso técnico em Plásticos.
Formação: Dezembro de 2015.