Eletroeletrônica

Depoimentos de ex-alunos

O Profissional

O técnico em Eletroeletrônica atua nas áreas de Eletrotécnica e Eletrônica Industrial. Desenvolve, implanta e mantém sistemas de produção automatizados, envolvendo controles numéricos, controladores lógicoprogramáveis, microprocessadores e controladores eletrônicos em geral. Desenvolve projetos e atividades de planejamento e operação de máquinas elétricas, distribuição de energia elétrica, sistemas de potência, instalações elétricas residenciais, prediais e industriais, sistemas de comunicação, circuitos digitais, instrumentação, controle e automação, integrando suas atividades com os aspectos sócio-ambientais inerentes às questões da oferta e demanda de energia elétrica.

O Curso

Aborda conhecimentos nas áreas de Eletricidade, Máquinas e Instalações Elétricas, Sistemas de Potência, Eletrônica, Automação Industrial, Sistemas Digitais, Sistemas de Controle e Noções de Telecomunicações. Além da análise de produtos típicos do mercado, as aulas são complementadas com visitas a indústrias, usinas e centros de pesquisas. Nas áreas de Eletrônica e de Máquinas e Instalações Elétricas, o aluno aprenderá técnicas que o levarão a dominar situações rotineiras de um ambiente industrial (manutenção, automação industrial e desenvolvimento de projetos) e condições de acompanhamento e desenvolvimento nas áreas inerentes ao setor elétrico, tanto em relação à sua disponibilização para o mercado (Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização) como relativamente aos seus usos finais (Implantação, Operação e Manutenção Industrial, Instalações Prediais, Residenciais e Comerciais e equipamentos em geral).

O Mercado de Trabalho

Atua em indústrias, centros de pesquisas e empresas de média e alta tecnologia, em empresas de projetos, de manutenção, de instalação e montagem, em concessionárias de energia elétrica e de telefonia, em empresas de desenvolvimento de produtos eletroeletrônicos, em hospitais, em empresas de informática e de telecomunicações. O profissional desta área, promissora e em crescimento, poderá desenvolver-se em carreira técnica nas empresas públicas e privadas, ou mesmo criar seu próprio negócio como profissional autônomo ou empresário.

Modalidades

Modalidade: A – Concomitância Interna

Código: 26
Turno: diurno integral
Vagas: 40
Duração: 3 anos mais estágio
Estágio: 720 horas
Ensino Médio: Pode ser realizado no COTUCA a partir da 1a série

Modalidade: A – Concomitância Interna

Código: 35
Turno: Noturno
Vagas: 40
Duração: 4 anos mais estágio
Estágio: 720 horas
Ensino Médio: Pode ser realizado no COTUCA a partir da 1a série

Modalidade: B – Concomitância Externa

Código: 40
Turno: Noturno
Vagas: 40
Duração: 2 anos mais estágio
Estágio: 720 horas
Ensino Médio: Concluído ou estar matriculado em outra escola, a partir da 2a série, no ano de ingresso no COTUCA

Catálogo de disciplinas