Depoimento – Sérgio Silva

Ex-aluno do Técnico em Alimentos

Meu nome é Sérgio Silva, tenho 22 anos e moro na cidade de Campinas. Estudei até a oitava série em escolas estaduais. Da primeira à quarta série, na E.E. ”Professor Arthur Segurado”; da quinta à oitava série, na E.E. “Doutor Mário Natividade”. Em seguida, fiz o curso Técnico de Alimentos, de 2005 a 2007, no COTUCA. Atualmente, trabalho como técnico em uma empresa multinacional americana e sou aluno do quarto ano curso de Engenharia de Alimentos da Unicamp.

Ao sair do COTUCA, realizei estágio de seis meses na Ultrapan (indústria de bebidas em Valinhos). Depois, estagiei por um ano e meio na Tetra Pak (empresa multinacional de origem sueca que atua no mercado de embalagens e soluções de envase e processo para a Indústria de Alimentos e Bebidas). Ao fim desse período de estágio, consegui minha primeira posição efetiva em uma empresa de misturas para o preparo de sorvetes e frozen iogurte chamada Mil Mix, onde trabalhei um ano. Desde 2011, trabalho no Centro de Inovação da América Latina da Cargill em atividades de pesquisa e desenvolvimento. A Cargill é uma empresa multinacional americana que atua no fornecimento de ingredientes para a Indústria de Alimentos e de produtos prontos para o consumidor.

Com quatorze anos de idade, meus objetivos principais eram dois: ter uma profissão o mais rápido possível e fazer um ensino médio de boa qualidade e gratuito. Foi daí que surgiu a opção de fazer um curso técnico no COTUCA, onde o aluno tem a oportunidade de ter uma profissão ao fim do Ensino Médio de excelente qualidade.

O curso técnico oferece ao estudante oportunidade de ter uma profissão aos dezoito anos de idade e o prepara para os desafios do mercado de trabalho. O curso técnico gratuito é a melhor opção para quem quer ou precisa começar a trabalhar cedo e não tem condições financeiras de pagar por um curso de escolas particulares. A formação técnica oferece a oportunidade de primeiro emprego de melhor colocação no mercado e também oferece melhor remuneração do que um primeiro emprego sem a qualificação profissional.

Pude verificar que, no Cotuca, o aluno do curso Técnico em Alimentos adquire consciência da responsabilidade na atuação no mercado de trabalho. Ele é formado para colaborar com a indústria, a fim de desenvolver e produzir produtos seguros que serão consumidos pela sociedade.

O COTUCA foi de extrema importância em minha formação profissional. A qualidade do ensino é excelente, pois o curso é muito bem estruturado em aulas teóricas, aulas de laboratório e de industrialização na planta-piloto da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, preparando realmente o estudante para ser um profissional com as habilidades necessárias para iniciar sua atuação na indústria de alimentos. Além do ensino de qualidade, a exigência dos professores proporciona aos alunos novos desafios e mostra que podem sempre se superar. Para mim, isso foi muito importante, pois me ensinou que sempre posso ser melhor do que sou hoje.

Durante os três anos de curso, fui beneficiado em programas de apoio do COTUCA/UNICAMP, através dos quais recebi remuneração. Trabalhei no colégio pelo programa de apoio ao aluno. Essa atividade me ajudou muito, pois, como o colégio não ficava perto de casa, precisava me manter financeiramente e meus pais não podiam me ajudar. O colégio sempre esteve à disposição para ajudar alunos como eu. O COTUCA oferece bolsa-trabalho, programa que permite ao aluno trabalhar em algum departamento do colégio e receber remuneração por isso. Também são oferecidos benefícios de uma bolsa-alimentação e bolsa-transporte. O estudante recebe auxílio integral para a alimentação no restaurante do colégio e para o transporte. Outra atividade remunerada oferecida pelo colégio é através do programa de monitorias. Alunos com bom desempenho são selecionados para ajudar professores e outros alunos em uma determinada disciplina.

No primeiro ano, participei do programa bolsa-trabalho e também tive o auxílio das bolsas alimentação e transporte. Participei, ainda, dos programas de monitoria. Fui monitor da disciplina de Química no segundo ano e, no terceiro, fui monitor do Curso de Alimentos. Ter participado desses programas foi muito importante para mim, pois além de contribuir para que completasse meus estudos, por meio dessas experiências pude também receber valiosas lições profissionais que levo comigo até hoje.

O mercado de alimentos oferece ótimas oportunidades para técnicos que querem construir uma carreira sólida na área, pois a indústria de alimentos está sempre buscando inovar seus produtos e processos. Sendo assim, precisa de profissionais capacitados e dedicados para atingir seus objetivos.