Depoimento – Pedro E. D. Augusto

Ex-aluno do Técnico em Alimentos (98) e ex-professor do COTUCA

Meu nome é Pedro Esteves Duarte Augusto e sou Professor na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), unidade em Piracicaba da Universidade de São Paulo (USP). Anteriormente fui Professor do COTUCA por oito anos, tendo sido ainda aluno do curso de Técnico em Alimentos (turma TA98).

Hoje atuo no curso de Graduação em Ciências dos Alimentos e Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da ESALQ/USP. Sou responsável pelo Grupo de Estudos em Engenharia de Processos (Ge2P), onde oriento alunos (Graduação, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado) e desenvolvo pesquisas na área de Engenharia do Processamento de Alimentos, com uma equipe multinacional e projetos internacionais.

Embora tenha estudado e me aprofundado muito após terminar o Curso Técnico, posso afirmar que todas as minhas conquistas profissionais (e até mesmo muita das pessoais) são decorrentes da base sólida e de qualidade que tive no COTUCA.

Conheci o COTUCA através de meus pais, quando no fim da sexta série (atual sétimo ano do Ensino Fundamental) me incentivaram (impuseram, na verdade – o que sou muito grato) a estudar ali. Até então eu não conhecia o COTUCA e a partir daquele momento comecei a me informar sobre seus cursos, objetivos, qualidade, etc.

Naquele momento eu estudava na Escola Estadual Professor Aníbal de Freitas (atuais sexto a nono anos), tendo anteriormente estudado na Escola Estadual Professor Newton Silva Telles (atual quinto ano) e uma escola particular (atual primeiro a quarto anos). Após diversas pesquisas e um pouco de estudo, consegui uma bolsa para um curso pré-vestibulinho, o qual realizei durante o nono ano do Ensino Fundamental.

Durante aquele ano pesquisei bastante sobre os cursos oferecidos pelo COTUCA e outros Colégios Técnicos da região, tentando escolher qual teria mais a ver com minhas expectativas. Confesso que, por instantes, decidi fazer todos os cursos oferecidos pelo COTUCA naquela época, uma vez que tenho interesse por áreas distintas do conhecimento.

Entretanto, após maior investigação e, especialmente, após participação do Colégio Aberto (evento anual onde o COTUCA abre as suas portas e se apresenta ao público, justamente com o objetivo de melhor conhecerem seus cursos, missão, etc.), foi pelo curso de Técnico em Alimentos (TA, para os íntimos) que me apaixonei. Então essa paixão virou amor e sigo essa área até hoje (e acredito que para todo o sempre).

O curso de Técnico em Alimentos envolve e integra conhecimentos das grandes áreas de exatas, biológicas e humanas. Permite uma atuação profissional abrangente, relacionando todas as etapas desde a produção da matéria-prima até a digestão e absorção dos nutrientes no organismo, assim envolvendo conceitos de matérias-primas, pré-processamento, processamento, equipamentos, embalagens, reações e análises químicas, bioquímicas, físicas e microbiológicas, legislação, análise sensorial e aceitabilidade do consumidor, gestão, mercado e nutrição.

O Técnico em Alimentos pode, assim, atuar na indústria de alimentos e bebidas, assim como outras correlatas, como a indústria química, de embalagens, de insumos, de rações e alimentação animal, supermercados, cozinhas industriais e hospitalares, instituições de pesquisa, laboratórios de análises químicas, bioquímica, microbiológicas e sensoriais, órgãos de vigilância sanitária, entre outros.

É um profissional que garante que a alimentação segura e de qualidade para a população, sendo, portanto, uma grande responsabilidade. Ao mesmo tempo, uma grande oportunidade, já que as pessoas sempre precisarão comer e por isso a demanda é sempre crescente (não somente por quantidade, mas principalmente por qualidade e inovação).

No COTUCA aprendi muito mais do que questões relacionadas à Tecnologia de Alimentos, mas principalmente aprendi a aprender e cultivei valores, como a amizade, o respeito e a tolerância, sendo sempre incentivado a trilhar livremente caminhos que fossem os melhores não apenas para o meu próprio desenvolvimento, como também para o mundo em que vivo. Estudar no COTUCA é, sem dúvida, um grande crescimento pessoal e profissional.

Durante meu período como aluno no COTUCA, realizei estágios em outras unidades da UNICAMP e em uma empresa. Tive Bolsa Alimentação e Bolsa Transporte, que me auxiliaram muito naquele período.

Depois, fiz minha Graduação em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP, onde também fiz Mestrado e Doutorado em Tecnologia de Alimentos. Durante o Doutorado, realizei uma estância na Universitat de Lleida (Espanha), onde depois fiz Pós-Doutorado.

Sempre me interessei pela Docência, e por isso fui traçando o caminho até conseguir me tornar Professor do curso de Técnico em Alimentos do COTUCA. Após oito anos, tendo em vista uma oportunidade surgida, tomei a difícil decisão de sair (novamente) do COTUCA, virando Professor da USP.

Estudar no COTUCA sem dúvida mudou minha vida e por isso sou eternamente grato a esse tão amado Colégio!