Automação Industrial

O Profissional

Atua no projeto, execução e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais. Realiza a manutençãão, mediç&aotilde;es e testes em equipamentos utilizados em automação de processos industriais. Programa opera e mantém sistemas automatizados, respeitando normas técnicas e de segurança.

A Especialização de Nível Técnico em Automação Industrial, além de suprir uma demanda de atualização tecnológica de profissionais que atuam na área técnica em diversas empresas, principalmente do setor industrial, visa capacitar profissionais para projetar e operar sistemas que envolvam as principais tecnologias de automação e controle industrial, oferecendo-lhes uma visão prática e integrada desses sistemas.

As possibilidades básicas de atuação estão diretamente ligadas à criação, automação e utilização de máquinas e equipamentos, controle de processos e integração de sistemas industriais. Pode-se atuar principalmente, no estudo, projeto e operação de sistemas que envolvam soluções ligadas à automação e controle.

O Curso

O curso abordará conteúdos nas áreas de Instrumentação, Sistemas Digitais, Automação Hidráulica e Pneumática, Automação Industrial, Sistemas Microprocessados, Controladores Lógico-Programáveis, Controle de Processos Industriais, Sistemas Supervisórios e Redes de Comunicação Industrial. O aluno desenvolverá um Trabalho de Conclusão de Curso abordando as técnicas aprendidas e outras que pesquisará.

O Mercado de Trabalho

Empresas e Indústrias das áreas automotiva, de montagem de componentes eletrônicos, alimentícia, máquinas e equipamentos e dezenas de outras empresas e centros de pesquisas existentes na região de Campinas.

Modalidades

Modalidade: C – Especialização Técnica
Código: 58
Turno: noturno
Vagas: 30
Duração: 1 ano
Ensino Médio: Deve ter sido concluído até a matrícula no COTUCA
Pré-requisito: Possuir diploma de Curso Técnico de nível médio, pertencente aos Eixos Tecnológicos abaixo, constantes do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT): (a) Controle e Processos Industriais, (b) Produção Industrial ou (c) Informação e Comunicação; ou concluir um curso técnico desse Eixo até dezembro de 2015.

Catálogo de disciplinas