Visita técnica à Usina Hidrelétrica de Itaipu

A visita à Usina Hidrelétrica de Itaipu objetiva a complementação de estudos na área de formação profissional em Eletroeletrônica. Segundo o professor Geraldo Machado Barbosa, chefe do departamento de Eletroeletrônica e responsável pela viagem, a visita propicia aos alunos ter uma visão prática e mais detalhada dos aspectos envolvidos na geração e transmissão da energia elétrica a partir de uma bacia hidrográfica apropriada.

Dentro da Usina Hidrelétrica de Itaipu, os alunos conhecem instrumentos e equipamentos usados na operação e controle da produção de energia elétrica. Também têm acesso a uma das unidades geradoras e ao Centro de Supervisão e Controle de toda a energia elétrica produzida na Usina.

A viagem destina-se a todos os alunos que estejam terminando o curso técnico (último ano). Está incluído no roteiro da viagem a visita ao Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas do Iguaçu.

A visita anual à Usina foi retomada em 2014 e passa a fazer parte do calendário de atividades do Departamento de Eletroeletrônica.

Sobre a Usina
Itaipu é a segunda maior Unidade Hidrelétrica em operação no mundo e a Usina Hidrelétrica com maior produção. Em 2013 a usina gerou um total de 98.630 GWh, recorde mundial de produção de energia elétrica, o que atendeu 17% da demanda brasileira e 75% da demanda paraguaia.