Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR2018

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que utiliza-se da temática da robótica, tendo como objetivo a estimulação de jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificação de jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.

Neste ano, a Modalidade Teórica é composta de duas fases, sendo a primeira no dia 08 de Junho de 2018 para todos os participantes inscritos dos níveis 0 a 5 e a segunda fase no dia 24 de Agosto para os participantes classificados do nível 5.

A modalidade Prática é composta de etapas regionais/estaduais que estarão acontecendo no período de Junho a Setembro, cujas equipes classificadas nos estados participam da etapa nacional que estará acontecendo no período de 06 a 09 de Novembro.

Neste ano, o COTUCA estará sediando pela terceira vez a Etapa Regional CAMPINAS da OBR2018. Este evento estará acontecendo nos dias 23 e 24 de Junho no período das 9h00 às 18h00. Este evento classifica equipes para a Etapa Estadual.

Atualmente a coordenação geral da OBR é composta pelos professores:

Coordenadora Geral: Profa. Dra. Tatiana De Figueiredo Pereira Alves Taveira Pazelli – UFSCar

Vice Coordenador Geral: Prof. Dr. Rafael Vidal Aroca – UFSCar

Coordenadora da Modalidade Teórica – Profa. Dra. Cintia KimieAihara Nicoletti – COTUCA/UNICAMP

Coordenadora da Modalidade Prática – Profa. Prof. Daniele Ortiz – SESI/SP

Sendo esta olimpíada uma olimpíada nacional, cada estado brasileiro possui um representante estadual. A representação estadual no estado de São Paulo, a partir deste ano, foi assumida pela Profa. Dra. Cintia KimieAihara Nicoletti – COTUCA/UNICAMP.

Quanto à participação de alunos no evento:

Equipes formadas por alunos do primeiro ao terceiro ano dos cursos de Mecatrônica, Eletrônica e Informática, participam da Etapa regional Campinas.

O número de equipes participantes do colégio vem crescendo nestes últimos anos. Em 2013 a instituição contou com 4 equipes participantes. Em 2017 forma 9 equipes participantes.