Alunos do COTUCA são destaque na Olimpíada Paulista de Matemática 2018

Ocorreu em 29 de setembro de 2018 a fase final da XLII OPM (Olimpíada Paulista de Matemática). A prova ocorreu no período da manhã, na Escola Politécnica da USP. Ao final da tarde do mesmo dia ocorreu a cerimônia de premiação, no Estanplaza Convention Center.

O COTUCA foi representado por 5 alunos, todos do curso de Eletroeletrônica: Beatriz Rittner Coelho, Felix Gedrat Dinklage, Mattheus Peter Maria Arts, Nathan Shen Baldon e Pedro Fuziwara Filho.

Acompanhados pelo professor César Adriano do Amaral Sampaio, os 5 alunos passaram o dia em São Paulo, e aguardaram ansiosamente até o final para conferir a premiação. O resultado obtido foi excelente: os alunos conquistaram 5 medalhas, sendo três de ouro, com Beatriz, Matheus e Pedro, e duas de prata, com Felix e Nathan. Foi a 1ª vez desde 2007, ano da primeira participação do COTUCA na OPM (competição que o colégio tem tradição na conquista de medalhas, veja https://cotuca.unicamp.br/portfolio/participacao-com-medalhistas-em-olimpiadas-de-ciencias/ ), que conquistamos 3 medalhas de ouro nesta olimpíada.

Nathan, que é monitor de Matemática do COTUCA e foi medalhista de prata, comenta a sua participação: “A OPM foi uma experiência ótima pra mim! Gostei muito de realizar ambas as fases, que tinham questões muito bem elaboradas e com uma maior complexidade. Achei muito legal como os enunciados me ensinaram conceitos que eu ainda não conhecia e que realmente me ajudaram na resolução. Além disso, eu ainda não havia participado de nenhuma olimpíada em que a prova e a premiação ocorriam no mesmo dia e foi incrível. Você não imagina que vai ser premiado, mas espera ansiosamente que seu nome seja chamado. A emoção é enorme! Inicialmente, eu não imaginava que passaria para fase final, mas, felizmente, passei e tive a grande oportunidade de fazer a última etapa em São Paulo e levar uma medalha de prata.”

Mattheus, que é monitor de Física do COTUCA e foi um dos premiados com medalha de ouro, também deixa suas impressões:. “Para a primeira fase, ainda não havia estudado o estilo da prova, então a fiz apenas com a boa bagagem que tenho em matemática. O grau de dificuldade da prova era alto, em cada questão eram cobrados conceitos mais complexos, mas ainda assim fui capaz de resolver a maioria das questões e ser classificado para a próxima etapa.. Para a 2ª fase minha postura mudou, estudei as provas anteriores e me adaptei ao estilo dela (ensinam um conceito de forma superficial e fundamentam as questões nesse conceito). Novamente a prova era difícil, cobrava coisas que eu nunca tinha visto, mas ela explicava o que cobrava, então eu pude aprender e usar o aprendido para resolver a maior parte dos problemas. Após a prova, o sentimento era de pessimismo, pois a prova foi difícil para mim e meus colegas, mas aos poucos fui me conformando com meu potencial mau resultado. Durante a premiação fiquei nervoso ao chamarem as medalhas de ouro do nível gama (Ensino Médio), mas ao ouvir meu nome fiquei muito feliz e ainda mais após ouvir o nome dos meus colegas. As experiências que tive nesse dia foram todas muito gratificantes, desde ganhar a medalha até o pessimismo após a prova, o qual serviu para mostrar que não sou capaz de resolver certos problemas e aprender rapidamente todos os conceitos que me foram apresentados. Recomendo aos alunos que participem dessa olimpíada caso tenham a oportunidade, é uma prova diferente, com uma dificuldade e experiência diferente, que só tem a agregar aos que tentarem faze-la.”

O COTUCA parabeniza os alunos por mais essa conquista.