COTUCA ABRE PORTÕES À COMUNIDADE EM MAÍS UM COLÉGIO ABERTO

Aconteceu no último sábado, dia 22 de setembro, o Colégio Aberto 2018, do Cotuca. Entre 9h00 e 17h00, toda a comunidade, candidatos ao Vestibulinho 2019 e familiares puderam conhecer melhor as instalações do colégio e obter mais informações sobre as modalidades de cursos oferecidas no Cotuca.

O colégio oferece cursos com concomitância interna, onde o aluno faz o Ensino Médio e Técnico no Cotuca. Oferece também cursos de concomitância externa, onde o aluno faz apenas o curso Técnico no Cotuca e o Ensino Médio em outro lugar. A terceira modalidade são as especializações técnicas, para quem já concluiu o Ensino Médio e um curso Técnico.

Esse ano, além de mostrar as características do colégio e dos cursos oferecidos, o Cotuca teve a preocupação de deixar claro seu repudio à uma ofensa preconceituosa sofrida por um professor durante a semana. Foram distribuídos adesivos com a frase “Cotuca de todas as cores” e ahashtag “#cotucalivredediscriminação”. Além disso foram elaboradas faixas e cartazes repudiando qualquer tipo de preconceito, em uma parceria entre alunos, professores, funcionários e direção.

Para Maicon Orlando, aluno de 16 anos, do curso de Plástico, em 2018, o colégio se organizou melhor para receber a comunidade, oferecendo uma estética melhor, mais espaço e atividades que reproduzam o dia a dia do Cotuca. Além disse, ele disse estar satisfeito com o posicionamento do colégio em relação ao episódio ocorrido, exaltando a rapidez com que a direção tomou providencias para esclarecer o ocorrido.

Acompanhando a filha Sophia, de 15 anos, candidata ao Vestibulinho 2019, a psicóloga CristianiTiene exaltou o sistema de ensino implementado no Cotuca e o comprometimento da direção e dos professores em oferecer uma educação de qualidade, com foco também no mercado de trabalho. Além de Sophia, que pretende cursar eletroeletrônica ou mecatrônica, a filha mais velha de Cristiani, Stephanie já é aluna do colégio e está cursando o 2º ano de Alimentos. A mãe relata que a filha mais velha participou das atividades contra o preconceito no colégio e ficou satisfeita com a forma com que a situação está sendo conduzida pela direção.

Em entrevista, o Diretor Geral do Cotuca, Prof. Dr. Alan César Yamamoto mostrou-se satisfeito com a participação da comunidade no Colégio Aberto e reforçou que as mudanças propostas pela Comissão Étnico-Racial a respeito das cotas e de mudanças no processa seletivo, aprovadas pela Congregação do Cotuca ainda não estão em vigor para o Vestibulinho 2019, uma vez que é necessária a aprovação no Conselho Universitário da Unicamp (CONSU). Além disso, ele alertou os candidatos a ficarem atentos ao calendário divulgado no site do exame para não perderem os prazos de inscrição e pagamento dos boletos.

As inscrições para o Vestibulinho 2019 estão abertas de 15 de setembro a 08 de novembro e devem ser feitas no site http://exame.cotuca.unicamp.br/inscricao.aspx. Os candidatos devem ficar atentos ao período de verificação da situação da inscrição e informação sobre erros de digitação. Nesse período, que vai de 20 de setembro a 13 de novembro, o candidato deve verificar se a inscrição está EFETIVADA e deve comunicar qualquer erro nos dados fornecidos.

Os locais de prova começam a ser divulgados no dia 30 de novembro, a partir das 12h00. O Vestibulinho 2019 acontece no dia 09 de dezembro de 2018. Os candidatos devem chegar ao local da prova com uma hora de antecedência. Os portões serão fechados as 9h00.

Para maiores informações, acesse o site do Vestibulinho 2019.