Proposta de cotas étnico-raciais do Cotuca será encaminhada ao CONSU

Aconteceu ontem, dia 22 de maio, a reunião da Congregação do Cotuca para discutir mudanças no processo seletivo para ingresso no colégio. A proposta foi elaborada pela Comissão Étnico-Racial do Cotuca, composta por professores, alunos e funcionários do colégio.

O objetivo da proposta é avançar nos instrumentos de ação afirmativa e inclusão social já existentes, criando a cota racial, em conformidade com a decisão do Conselho Universitário da Unicamp (CONSU), e ampliando as condições para acesso de estudantes oriundos de escolas públicas no Cotuca. Busca-se, assim, aproximar a realidade dos ingressantes do Colégio à representação da diversidade existente na sociedade.

Vale ressaltar que a proposta foi aprovada internamente pela Congregação do colégio, e agora será encaminhada para apreciação de instâncias superiores da Universidade e, posteriormente, submetida ao Conselho Universitário da Unicamp.

O Cotuca entende que essa nova realidade implicará em desafios à permanência estudantil e já começa a se organizar para criar medidas de apoio.

Conheça a proposta na íntegra: Proposta de Cotas do Cotuca