Cotuca sediará etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Em 2018, o COTUCA estará sediando pela terceira vez a Etapa Regional CAMPINAS da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Este evento acontece nos dias 23 e 24 de Junho no período das 9h00 às 18h00. Este evento classifica equipes para a Etapa Estadual.
A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras que se utiliza da temática da robótica, tendo como objetivo a estimulação de jovens às carreiras científico- tecnológicas, identificação de jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.
É destinada a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.
A Olimpíada Brasileira de Robótica possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.
Neste ano, a Modalidade Teórica é composta de duas fases, sendo a primeira no dia 08 de Junho de 2018 para todos os participantes inscritos dos níveis 0 a 5 e a segunda fase no dia 24 de Agosto para os participantes classificados do nível 5.
A modalidade Prática é composta de etapas regionais/estaduais que estarão acontecendo no período de Junho a Setembro, cujas equipes classificadas nos estados participam da etapa nacional que estará acontecendo no período de 06 a 09 de Novembro.
Atualmente a coordenação geral da OBR é composta pelos professores:
Coordenadora Geral: Profa. Dra. Tatiana De Figueiredo Pereira Alves Taveira Pazelli – UFSCar
Vice Coordenador Geral: Prof. Dr. Rafael Vidal Aroca – UFSCar
Coordenadora da Modalidade Teórica – Profa. Dra. Cintia Kimie Aihara Nicoletti – COTUCA/UNICAMP
Coordenadora da Modalidade Prática – Profa. Prof. Daniele Ortiz – SESI/SP
Sendo esta uma olimpíada nacional, cada estado brasileiro possui um representante estadual. A representação estadual no estado de São Paulo, a partir deste ano, foi assumida pela Profa. Dra. Cintia Kimie Aihara Nicoletti – COTUCA/UNICAMP.