Cotuca reúne professores para o planejamento pedagógico 2018

Aconteceu nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro, o Planejamento Pedagógico do Cotuca , que teve como objetivo apresentar aos professores do colégio a oportunidade de reflexão sobre temas importantes que deverão ser enfocados no Planejamento Político Pedagógico dos departamento em 2018.
O evento foi aberto pela Profa. Me. Teresa Celina Meloni Rosa, diretora executiva da DEPU, Diretoria Executiva de Educação Pré Universitária, órgão diretamente ligado a reitoria da Unicamp, que tem sob sua responsabilidade os colégios técnicos e a educação infantil da Unicamp.
Durante o evento, a Me. Neila Benzi Nucci, do Serviço de Orientação Educacional, SOE, apresentou o Projeto de Mentoria, que tem como objetivo promover a integração dos alunos ingressantes com os veteranos, criando maiores vínculos entre os alunos e o colégio.
O evento contou com a presença de cerca de 90 % dos professores do Cotuca e no dia 8, quinta feira, também estavam presentes professores do Colégio Técnico de Limeira – Cotil e o Diretor Geral, Prof. Paulo Sérgio Saran. Essa foi uma oportunidade muito interessante para reforçar o entrosamento entre os colégios técnicos da Unicamp.
Ainda no dia 8, o colégio contou com a presença do Prof. Francisco Aparecido Cordão, graduado em Filosofia e Pedagogia, conselheiro nos Conselhos de Educação do Município e do Estado de São Paulo e na Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE). Além disso, presta serviços educacionais a Sistemas, Organizações e Instituições Educacionais tais como Senac, Sesc e Representação da UNESCO no Brasil. O Prof. Cordão falou sobre a Reforma do Ensino Médio e a importância do planejamento político pedagógico nas escolas, inclusive nas de Ensino Técnico.
No dia 9, o evento contou com a participação da Profa. Dra. Soely Polydoro, da Faculdade de Educação da Unicamp e também coordenadora do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem. O assunto da palestra foi a Auto-Regulação da Aprendizagem.

A Comissão de Permanência, presidida pela Diretora de Ensino, Profa Teresa Helena Portela Freire de Carvalho e criada pela portaria Cotuca 27/2017, com a missão de realizar estudos e propor melhorias sobre evasão, reprovação e conclusão dos cursos Técnicos e Médios do Cotuca, comprometida com a universalidade da educação pública e o futuro dos nossos cursos e alunos, apresentou os dados levantados pela secretaria da escola e por uma enquete junto aos alunos no final de 2017.
O foco do planejamento 2018 foi a integração dos cursos de modalidade A, aprovada pela Congregação em 2017; a reforma do Ensino Médio; a diminuição da retenção e da evasão de alunos; o Projeto Mentoria e a Auto-Regulação da Aprendizagem como mecanismo de auxilio aos alunos.

.