ALUNOS DO COTUCA ENCERRAM DISCIPLINA COM VISITA A MUSEUS EM SÃO PAULO

No último dia 3 de dezembro, alunos do Cotuca concluíram a disciplina Comunicação e Expressão, ministrada pela professora Teresa Helena Portela Freire de Carvalho e fizeram uma visita guiada aos Museus Tomie Ohtake, com a exposição de “Julio Le Parc – da Forma à Ação” e Pinacoteca do Estado de São Paulo, com as obras mais importantes de Di Cavalcanti.

É o quarto ano consecutivo que os alunos dos cursos técnicos em Meio Ambiente e em Segurança do Trabalho tem a oportunidade significativa de vivenciar a comunicação através das artes.

Para os alunos, a oportunidade oferecida pela disciplina é algo muito enriquecedor. Todos ficaram muito satisfeitos em poder conhecer os museus e descobrir novas formas de comunicação e arte. Para eles, se todos os estudantes do país pudessem ter uma oportunidade como essa, a forma de pensar e ver dos brasileiros poderia ser modificada e transformada em algo melhor. Sem dúvida, a disciplina, finalizada com a visita, alcançou o seu objetivo de fazer os alunos refletirem mais a respeito das manifestações culturais e a forma como se comunicam.

Confira as manifestações dos alunos que participaram da visita.

• Foi um ótimo dia, onde vivemos experiências incríveis, pois observamos e interpretamos de perto. Não só a mente, quanto o corpo também  poder sentir o quê a obra queria mostrar.
  • Obrigada pela experiência e oportunidade, professora Teresa Helena. Estou completamente emocionada e satisfeita pelo o dia maravilhoso que a senhora nos proporcionou.
  • Para mim foi uma experiência magnífica, pois nunca havia ido a nenhum desses lugares, e hoje pude estar vivenciando. Adorei toda a visita no Tomie Ohtake. Proporcionou-me, experiências únicas, reais que pude ver ouvir e sentir. Já a visita na Pinacoteca me fez conhecer um pouco mais dos cativos brasileiros.
  • Passeio muito interessante, proveitoso e rico culturalmente. Pena que o tempo é curto. Da vontade de ficar mais para aprender muito mais coisa. A visita na Pinacoteca com a coordenadora foi sensacional e imprescindível.
  • Primeiro gostaria de agradecer pela oportunidade que nos deram de conhecer um pouco mais sobre a história da humanidade e sua representatividade. A viagem foi muito mais bacana, mais uma mala foi adicionada a nossa bagagem. Assim que possível vamos repetir a dose.
  • Amei! Quero voltar!
  • Como amo cultura e todas as manifestações de arte, a viagem foi muito enriquecedora para mim, já que me deparei com realidades brasileiras totalmente contraditórias. Obrigado por nos proporcionar, mesmo que por um dia, um acréscimo ao meu repertório cultural e social.
  • A visita a essas duas exposições foi uma experiência maravilhosa, que despertou sensações novas e amplia nossos conhecimentos. Foi muito bom, é uma pena ser tão raro essas visitações.
  • Gostei da experiência. Poder estar em contato com a arte foi de grande satisfação para mim, conhecer lugares que eu não havia conhecido, me proporcionou lembranças que nunca irei esquecer. Espero um dia poder voltar com um pouco mias de tempo para conhecer um pouco mais sobre o universo mágico da arte. As exposições foram incríveis
  • A experiência de ir ao museu Tomie Ohtake e a Pinacoteca foi muito divertida emocionante e encantadora, muito obrigado Tereza por nos proporcionar este passeio
  • Adorei o passeio á São Paulo, onde foi me proporcionado experiências e conhecimentos até então proporcionados a mim apenas por meio de livros. A utilização da arte, como exemplo prático na disciplina de comunicação e expressão, é ótima. Acredito que mais estímulos como estes mudariam a forma de pensar do brasileiro.
  • Quando saí de Campinas, não tinha noção de quão incrível seria essa experiência. O meu repertório e conhecimento de mundo aumentaram significativamente.
  • Achei a experiência no Tomie Ohtake incrível, uma coisa que nunca tinha visto. A Pinacoteca é maravilhosos vários estilos de obras.
  • Amei todas as exposições, fiquei impressionada com todas as obras.
  • As visitas ao museu Tomie Ohtake e a Pinacoteca foram incríveis. Amei a exposição de Julio Le Parc “Da forma á ação” foi uma das melhores experiências que já tive, virei fã.
  • Muito enriquecedora a experiência de adentrar neste mundo repleto de culturas, com tantos olhares distintos. Achei a Pinacoteca mais enriquecedora culturalmente do que o Tomie Ohtake.
  • Muito bom! Precisamos vir mais vezes!
  • Muito boa á experiência de conhecer a Pinacoteca e conhecer o seu acervo, muito educativo a iniciativa desta visita técnica.