ALUNOS DO COTUCA PARTICIPAM DO PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNICAMP, EM PORTUGAL

Durante o mês de outubro, alunos do Colégio Técnico de Campinas conheceram a Escola Secundaria Avelar Brotero (ESAB), situada em Coimbra, Portugal. A viagem foi possível graças ao Programa de Mobilidade Internacional, utilizando-se dos recursos disponibilizados pelo Convênio Unicamp/Santander, alocados ao Programa de Internacionalização da Unicamp.

O programa foi realizado pelo Prof. Guilherme Bezzon, do Departamento de Mecânica, no período de 08 a 22 de outubro. Junto com o Prof. Guilherme, participaram do programa seis alunos do Cotuca, Airton Cardoso Lana, João Paulo Gianasi, Luca Cyrillo Gusella, Leonardo Kenji Kobaicy, Samuel Salim Galvão e Miguel da Silva Ribeiro, todos do curso técnico de Mecatronica. O objetivo do programa era promover, através de diversas atividades, a cooperação acadêmico – científica internacional entre o Colégio Técnico de Campinas e a Escola Secundária Avelar Brotero.

A Escola Secundaria Avelar Brotero, fundada em 1889, é uma das mais tradicionais escolas de ensino secundário técnico em Portugal, contando com uma atrativa gama de cursos profissionais.

Durante os dias em que estiveram na ESAB, os alunos do Cotuca tiveram a oportunidade de participar de aulas teóricas e praticas debates e atividades nos laboratórios da escola. Além disso, puderam apresentar o Colégio Técnico de Campinas e as atividades que realizam.

Outro ponto muito positivo da viagem foi a possibilidade de interagir com os alunos e professores da ESAB, conhecendo a forma como as disciplinas são ministradas em Portugal e mostrando pra eles como tudo funciona no Brasil. Isso proporcionou uma troca de experiências muito enriquecedora para todos os alunos e professores que puderam participar das atividades.

A ESAB possui um grupo muito forte em Robótica, Automação e Mecatrônica, área especifica do curso de Mecatrônica do Cotuca. A ESAB é referencia nessa área através do Clube Prode de Robótica e Automação, coordenado pelo Prof. João Sá. Os alunos do Cotuca puderam participar de um encontro no Clube Prode e conhecer melhor as atividades e projetos desenvolvidos por eles, assim como tiveram a oportunidade de apresentar, em parceria com o Prof. Guilherme, projetos desenvolvidos no Cotuca. Ainda nesse encontro, o grupo visitou o FabLab de Coimbra e o Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra.

No final de semana, a equipe do Cotuca visitou pontos turísticos das cidades de Coimbra e da cidade do Porto, tendo a oportunidade de conhecer edificações antigas e sítios históricos como a Universidade de Coimbra, igrejas, bibliotecas e livrarias tradicionais.

A oportunidade de participar desse programa possibilitou momentos de muito aprendizado, tanto para os alunos do Cotuca quanto da ESAB, pois tornou possível a troca de informações e tecnologias entre as duas instituições.

No dia 19 de outubro, o Prof. Guilherme Bezzon realizou uma reunião de encerramento com os Diretores da ESAB, fazendo um balanço de todas as atividades, abordando pontos positivos e negativos e as possibilidades para a continuidade do contato entre as instituições.

Através da interação com o Clube PRODE, foi levantada a possibilidade de desenvolvimentos de projetos em conjunto nas áreas de Automação e Robótica. Propostas para desenvolver esses projetos foram estabelecidas pelos Profs. Guilherme Bezzon e João Sá. A principal oportunidade acadêmica possível de ser desenvolvida em um futuro próximo é um trabalho em conjunto envolvendo o Clube Prode e os alunos do PIBIC-EM, Programa de Iniciação Cientifica- Ensino Médio.

O Prof. Guilherme Bezzon orienta um projeto do qual fazem parte os alunos João Paulo Gianasi, Luca Cyrillo Gusella e Miguel da Silva Ribeiro. O projeto é o desenvolvimento de um protótipo de um veículo autônomo para detecção de alterações em um determinado ambiente, contando com sensores de gás, temperatura, umidade, luminosidade e emitindo alertas em caso de algum problema. O objetivo é o desenvolvimento de um equipamento capaz de atuar na proteção e segurança do indivíduo, grupo de indivíduos e também patrimonial. O projeto será desenvolvido no âmbito do Projeto de Iniciação Científica, com financiamento do CNPq para a aquisição do material para o veículo. Ressalta-se que esse financiamento já está aprovado em acordo com a proposta do projeto.

Após o retorno do grupo do COTUCA, criou-se um canal de comunicação entre os participantes (Profs. Guilherme Bezzon e Anderson Pires Rocha do COTUCA, Prof. João Sá da ESAB, alunos do Clube Prode e alunos do Programa de Iniciação Científica da UNICAMP). Com isso, desenvolveu-se o projeto do veículo e uma lista de material para a sua construção.