Conheça os cursos oferecidos pelo Cotuca em 2018

Em 2018, o Colégio Técnico de Campinas passa a oferecer um novo curso técnico. Trata-se do curso de Desenvolvimento de Sistemas, que substitui o atual curso Informática para Internet, com outro foco e currículo em linha com as tendências da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Segundo o chefe do Departamento de Processamento de Dados do Cotuca, Prof. Francisco da Fonseca Rodrigues, a motivação para a criação desse curso foi a inovação tecnológica que ocorre neste exato momento na área de TIC, com o uso cada vez maior da Internet, dos dispositivos móveis e da Computação em Nuvem para a integração de tecnologias inovadoras no dia a dia das pessoas e das empresas.

O currículo foi criado através de pesquisa de mercado com profissionais e empresas parceiras, e abrange o ensino de Internet das Coisas, Automação de Processos, Computação Móvel, Jogos Digitais e Computação em Nuvem. Nessa linha, o currículo do curso técnico de Informática da Modalidade A também foi totalmente atualizado para início em 2018, de forma que os cursos da área de Tecnologia da Informação e Comunicação do Cotuca estão todos atualizados com currículos inovadores.

O colégio oferece três modalidades de cursos técnicos. A modalidade A, são os cursos com concomitância interna, ou seja, Cursos Técnicos com Ensino Médio, para quem está terminando o Ensino Fundamental em 2017, ambos ministrados no colégio.

A modalidade B compreende os cursos de concomitância externa, que são os Cursos Técnicos sem Ensino Médio, para quem já terminou o Ensino Médio ou está cursando o mesmo, este ano, em outra escola.

Já a modalidade C são os Cursos de Especialização Técnica, indicados para quem já possui um curso técnico e deseja aprimorar seus conhecimentos na área.

De acordo com a Coordenadora Geral do Vestibulinho, Profa. Dra. Vanessa Petrilli Bavaresco, muitos estudantes e mesmo profissionais já formados não conhecem os cursos da Modalidade B, que permite a realização de um curso técnico com dois anos de duração.

Segundo ela, nessa modalidade são oferecidos oito cursos técnicos: Plásticos (Matutino e Noturno), Desenvolvimento de Sistemas (Vespertino e Noturno), Segurança do Trabalho (Noturno), Telecomunicações (Noturno), Eletroeletrônica (Noturno), Enfermagem (Vespertino), Mecatrônica (Noturno) e Meio Ambiente (Noturno).

Os cursos de Plásticos, no período matutino, Enfermagem e Desenvolvimento de Sistemas, ambos no período vespertino, são boas oportunidades para os estudantes que desejam fazer seu curso técnico durante o dia, pois permitem a realização do Ensino Médio em outro turno do dia ou mesmo à noite.

Outro público que é atendido pelos cursos da modalidade B é formado, em boa parte, por pessoas que já atuam no mercado de trabalho e que retornam à escola para atualizar-se na profissão ou mesmo aprender um novo ofício, aumentando sua empregabilidade.

O Colégio Técnico de Campinas está com as inscrições abertas para o Vestibulinho 2018. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 8 de novembro diretamente no site do Vestibulinho, no endereço http://exame.cotuca.unicamp.br. A prova será realizada no próximo dia 3 de dezembro.

Para conhecer melhor os cursos oferecidos pelo Colégio Técnico de Campinas, consulte as páginas abaixo:

Modalidade A – Concomitância Interna http://exame.cotuca.unicamp.br/cursosConcInterna.aspx

Modalidade B – Concomitância Externa  http://exame.cotuca.unicamp.br/cursosConcExterna.aspx

Modalidade C – Especialização Técnica http://exame.cotuca.unicamp.br/cursosEspecializacao.aspx