Matemática sem Fronteiras 2017

No dia 04 de setembro, alunos do Cotuca receberam medalhas e certificados pela conquista na competição “Matemática sem Fronteiras – 2017”. Esta competição (http://www.matematicasemfronteiras.org/) se diferencia de outras por não ser realizada individualmente, mas sim em equipes. Os resultados são classificados por série, desde o 7º ano do E. Fundamental até o 3º ano do E. Médio. Em 2017, o COTUCA participou com 3 equipes (1º, 2º, e 3º anos do E. Médio) de 14 alunos cada, formadas por alunos de diferentes cursos, e conquistou 3 ouros (http://www.matematicasemfronteiras.org/estadual/MSF_2017_Resultado_Nacional_Ouro.pdf).

Abaixo os depoimentos de alguns alunos participantes:

Ágata Guerra Fraga Souza, 1º Enfermagem: “A experiência de participar da Olimpíada  “Matemática sem Fronteiras” foi extremamente rica, em vários aspectos. Foi muito interessante para o campo matemático, foi desafiador e nos instigou a pensar. Mas foi também muito divertido e relevante a experiência de estar em equipe, discutir e analisar em conjuntos os problemas propostos. O modo como a equipe se uniu para resolver as situações dadas foi incrível. Acima da vitória, o fato de participar dessa proposta foi muito estimulante e me incentivou a pensar e a querer me superar ainda mais. Foi enriquecedor para o meu aprendizado e desenvolvimento como aluna e como pessoa.”

Murilo Braga Teodoro – 1º Mecatrônica Diurno: A MSF, por ser uma Olimpíada em grupo, proporciona uma experiência única em aprendizado. Antes da prova, devido ela ocorrer no início do ano e por minha equipe ser formada por alunos que praticamente acabaram de ingressar no Cotuca, não conhecia quase ninguém da equipe e quase todos consideramos o ouro uma surpresa.

Giovanna Machado Flores – 3º Alimentos: A Matemática Sem Fronteiras é a olimpíada mais bacana de participar. Você faz a prova entre amigos e nunca vai ter dúvida das suas respostas, já que vários outros alunos vão conferir as contas depois. Neste ano, houve uma participação homogênea dos cursos e dos períodos, o que foi muito inclusivo.

João Pedro de Oliveira Silva – 3º Eletroeletrônica Noturno: Diferentemente de todas as demais olimpíadas científicas, a realização em equipe da MSF é uma oportunidade que outras poucas olimpíadas oferecem. Uma oportunidade de dividir tarefas e pensar em conjunto. Saber ouvir e partilhar. Certamente não aprendemos só matemática, mas ganhamos experiências, amigos e conhecimentos de longa duração. Sinto que os alunos ingressantes estão mais motivos a participarem destas competições o que nos deixa ainda mais felizes! Se é preciso ir além da sala da aula, as olimpíadas científicas são um meio mais que eficiente para isto.

Alunos premiados – COTUCA – “Matemática sem Fronteiras – 2017”

Equipe – 1º ano

Ágata Guerra Fraga Souza
Ana Julia Cunha e Silva
André Yoshio Mori
Augusto Ristori de Francesco
Caio dos Santos Petrucci Rosa
Diogo Monteiro do Amaral
Flávia Da Silva Oliveira
Giuliano Presta
Heloísa Mijan Barea
Marcel Wellendorf
Mateus Cardoso Terra
Mateus de Brito Guirardello
Murilo Braga Teodoro
Nathan Shen Baldon

Equipe – 2o ano

Andre Guilherme da Luz
Beatriz Moretti De Moura
Gabriel Do Amaral Trevelin
Helena Rosandiski Hiratuka
Julia Emi Ivano
Laura Amy Okubo
Maria Paula Pereira Nunes
Matheus M. Onofre Martins
Matheus Pierre Sforça
Pedro Pimentel Cabrini
Rafael André Alves Siqueira
Rafael Laureano Silva
Udson Charles Batagini Junior
Victória Barbosa Corat

Equipe – 3º ano

Aline Almeida Ghizzi
André Elias Lauer
Beatriz Bachani Rosa
Bruna Caroline Dias Silva
Gabriel dos Santos Pinto
Giovanna Freitas Farias
Giovanna Machado Flores
Heitor Sousa Borges
João Pedro de Oliveira Silva
Letícia Levin Diniz
Lukas Blumrich
Maria Fernanda Império Pereira
Pedro Marcos de Vitro
Vinicius Jameli Cabrera