Aluno do cotuca participa de Summer Camp na China

A Universidade Beijing Jiaotong, em Pequim, receberá entre os dias 6 e 27 de julho o Summer Camp 2017. O evento é uma iniciativa do Instituto Confúcio, em uma parceria entre a Unicamp e a Universidade Beijing Jiaotong, que acontece anualmente e seleciona estudantes do Instituto Confúcio para uma experiência internacional na China.

A principal intenção é estreitar os vínculos entre Brasil e China, como revela Bruno de Conti, diretor brasileiro do instituto Confúcio “Os alunos que vão para o summer camp já são estudantes de mandarim, mas o summer camp será a primeira oportunidade para eles terem uma completa imersão na cultura e realidade chinesas”. O intuito é que a partir dessa experiência eles ampliem sua sede de conhecimento sobre a China e o mundo. “A partir disso, poderão aproveitar experiências internacionais ainda mais profundas, como por exemplo, o intercâmbio que temos com a Universidade Beijing Jiaotong para um semestre letivo”, completa Bruno.

Elyaquim Santos, aluno do Cotuca do curso técnico em eletroeletrônica concomitância externa, período do noturno, faz o curso de mandarim oferecido pelo Instituto Confúcio. Ele conta que sempre foi apaixonado pela cultura chinesa e isso chamou sua atenção quando o Cotuca ofereceu aos alunos a oportunidade de estudar a língua. Agora, um ano e meio depois de começar a estudar mandarim, ficou eufórico ao saber que poderia se inscrever em um programa para conhecer o país e vivenciar uma experiência internacional.

Além de Elyaquim, foram selecionados mais 25 estudantes do Instituto, o maior número dos últimos anos, que teve 18 selecionados em 2015 e 20 selecionados em 2016. Para participar do evento, o estudante deve ser aluno de mandarim do Instituto Confúcio e se inscrever por meio de edital, além de participarem de uma entrevista com professores e diretor do Instituto.

Para esse ano, ainda não foi liberado o cronograma de atividades, mas normalmente os alunos têm aulas na Universidade durante a manhã, para melhorar a compreensão, conversação além de conhecer a cultura chinesa. Durante a tarde os estudantes normalmente vão a lugares históricos da cidade de Pequim. Além disso, nos últimos cinco dias da viagem os estudantes viajarão para outra cidade, ainda não definida, para conhecer pontos históricos de outros lugares da China.