7ª. edição do Dialim que foi realizado no último dia 10 de maio no auditório da FEQ na UNICAMP

Alunos e professores do curso Técnico de Alimentos do Cotuca participaram no último dia 10 da sétima edição do DiAlim (ciclo de palestras em Tecnologia de Alimentos). O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp.

O Evento, com a participação de cerca de 120 alunos do curso Técnico em Alimentos, teve inicio às 10 horas com a palestra “Evolução da saudabilidade em produtos industrializados” com a participação do Prof. Dr. Renato Grimaldi pesquisador do Laboratório de Óleos e Gorduras da UNICAMP.

Dr. Renato Grimaldi enfatizou a importância da formulação de alimentos processados isentos de gordura trans, que já é uma realidade no mercado, além da tendência atual do desenvolvimento de produtos com baixo teor de gorduras saturadas. Ele destacou novas tecnologias capazes de produzir gorduras com as qualidades tecnológicas necessárias à formulação de alimentos processados e isento de gordura trans, como os processos de interesterificação e de fracionamento de óleos vegetais.

Logo após o almoço, os alunos participaram de duas atividades. A palestra ministrada pela Profa Dra. Marcela Pavan Bagagli “Aplicação de enzimas na indústria de alimentos” e da mesa redonda “A atuação do técnico em alimentos no mercado de trabalho” com a participação de ex-alunas do Curso Técnico em Alimentos do Cotuca.

Dra. Marcela Pavan Bagagli (professora do Instituto Federal de São Paulo campus Avaré) proferiu palestra sobre possibilidades de utilização de enzimas na indústria de alimentos e também em outras áreas. A professora destacou a importância das enzimas em processos como obtenção de produtos sem lactose, melhoramento de massas alimentícias, amaciamento de carnes, aplicações na produção de detergente em pó, biocombustíveis, indústria têxtil, farmacêutica e várias outras.

Na última sessão três ex-alunas do Cotuca – Amanda Hortiz (Assistende de Desenvolvimento de Produtos na Unilever); Bárbara Zaia (Estagiária de Aplicação na Cargill Agrícola S.A.) e Dra. Priscila Hoffmann Carvalho (Engenheira do Laboratório de Engenharia Metabólica e de Bioprocessos – Unicamp) conversaram com nossos alunos sobre a trajetória delas durante e após o curso técnico de Alimentos no Cotuca. Elas enfatizaram a importância da formação técnica recebida no Cotuca como sendo algo fundamental para o desempenho profissional na carreira de cada uma.

Segundo os professores do Departamento: “o evento foi de grande importância para nossos alunos, ao tratar de temas bastante atuais na área de Alimentos e também por promover troca de experiências entre nossos alunos atuais e alunos egressos do curso de Técnico de Alimentos do Cotuca”.