Aluna do Cotuca participa de programa na Universidade de Yale

Entre os dias 27 de julho e 9 de agosto, a estudante do terceiro ano do curso técnico em enfermagem, Maria Fernanda Pereira, participará do Yale Young Global Scholars Program. Programa em que os estudantes ficarão hospedados e terão as palestras no próprio campus da Universidade de Yale, em Connecticut, nos Estados Unidos.

A ideia do programa é oferecer palestras interdisciplinares sobre varias áreas, como política, economia, sustentabilidade, tecnologia, engenharia, entre outras. Todas elas com conteúdo para alunos que ainda cursam o ensino médio. O programa, diferente de um curso especializado, não é focado apenas em um assunto, abordando diferentes temas dentro da área escolhida.

No caso da aluna do Cotuca, a área escolhida foi a de ciências biomédicas e biológicas que aborda variados temas, dentre eles epidemiologia, neurociência e ecologia. Maria tem o sonho de cursar faculdade de medicina depois de formada no técnico em enfermagem. Ela conta que por isso se interessou pelo campo escolhido, “Vai enriquecer o currículo e tem bastante coisa da minha área. Falam muita coisa sobre microbiologia e sistema imunológico”.

Para ser aprovada a estudante teve que preencher uma ficha cadastral, além de responder a perguntas com temas como: influências que moldaram quem ela é, e experiências que lhe trouxeram crescimento pessoal. A Universidade também exigiu uma carta de recomendação que foi feita pelo professor de biologia do Cotuca, Jodir Pereira da Silva.

O professor explica que já tinha feito cartas de recomendação para outros alunos do colégio. Ele conta que a aluna é uma das melhores d turma: “Eu simplesmente relatei situações que foram vividas com ela aqui na escola, e o rendimento dela. Fiz a descrição do potencial que ela teria a desenvolver lá na Universidade de Yale”.

Os pais de Maria também estão empolgados com oportunidade da filha. “É uma oportunidade excelente, pois sempre valorizamos o estudo, desde que ela nasceu nós estimulamos o estudo e a leitura. Ela lê muito, isso ajudou na vida acadêmica dela”, explica a mãe, que ainda completa “A Maria teve uma base muito boa, e quando mudamos para Indaiatuba eu fiquei sabendo do Cotuca e quis logo que ela fosse para lá, por ser um colégio muito bom. Aqui, a base que ela já tinha se solidificou”.

Além dos benefícios para vida profissional, outro ponto exaltado pela família é o ganho pessoal de Maria. A bagagem cultural e a necessidade de se virar sozinha são questões que a família vê como importantes para o desenvolvimento da filha.

.

Pioneirismo

Tanto o professor Jodir quanto o diretor geral do Colégio, Alan César Yamamoto, destacam que Maria Fernanda é a primeira aluna do Cotuca a participar do Yale Young Global Scholars Program. Eles acreditam que a experiência dela será benéfica para os outros alunos e para o próprio colégio, “Acredito que esse tipo de programa pode abrir as portas para outros alunos, porque tendo um caso, os alunos começam a perceber que é possível. Eles passam a ter essa perspectiva”, explica Alan. Ele diz ainda que a experiência também é benéfica para o colégio “Tendo essas perspectivas bem altas, acredito que o comportamento desse aluno dentro do nosso curso é outro. É favorável ao crescimento”.