Mais de 50 alunos do Cotuca participam de Olimpíada de Neurociências promovida pelo Hospital Albert Einstein

No próximo sábado, 18 de março, 52 alunos do Cotuca realizarão a prova referente à III Olimpíada de Neurociências de São Paulo. Esta edição se refere a uma etapa regional da Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN), parte da International Brain Bee Competition, criada em 1998 na Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

Nunca tivemos tantos alunos inscritos de uma só escola”, comentou o Prof. Dr. Sérgio Gomes da Silva, um dos organizadores da Olimpíada e, por este motivo, a prova para os alunos do Cotuca será aplicada na própria Instituição.

A prova contempla assuntos relacionados a neurociências, como neurofisiologia, neuroanatomia e doenças relacionadas ao sistema nervoso.

A iniciativa surgiu de uma aluna que é atualmente monitora da disciplina de biologia, Verena Paccola Menezes. “Participar da Olimpíada de Neurociências está sendo uma experiência única. Estamos tendo a oportunidade de ter um contato direto com uma área super complexa e que está em constante evolução atualmente. O grande interesse dos alunos é muito importante já que eles podem fazer parte da geração de neurocientistas à achar a cura de doenças como por exemplo Parkinson e Alzheimer”.

Verena disse que estava de férias e que, por acaso, achou a informação sobre a Olimpíada. Nesse momento, encaminhou ao professor Jodir, que colocou a sugestão em prática. “Obrigada Cotuca e alunos por terem
acolhido tão bem a ideia e em especial ao prof. Jodir”, ressalta Verena. O Prof. Dr. Jodir Pereira da Silva (do departamento de Ciências) se dispôs a acompanhar os alunos e organizou, juntamente com a Profa. Dra. Fernanda Castro Correia Marcos e neurocientistas convidados da Unicamp, aulas de reforço aos alunos participantes.

Prestarão a prova alunos dos cursos técnico em enfermagem, eletroeletrônica, mecatrônica e alimentos. Jodir considera uma oportunidade importante para o aprimoramento de conhecimentos específicos na área de Biologia, e também avalia que a prova fora da etapa regional realizada no Cotuca, que sempre fora aplicada no Hospital Albert Einstein, é um marco para o colégio.