Cotuca realiza matricula para alunos de primeira chamada

Pais e alunos esperam para fazer matricula

A matricula para os calouros que passaram em primeira chamada no colégio foi realizada nesta quarta, 18, e quinta feira, 19. Esta é a primeira vez em que ela foi separada em dois dias, para facilitar tanto para os alunos, quanto para o colégio.  No primeiro dia serão os cursos de alimentos, plásticos diurno e noturno, enfermagem, segurança do trabalho, meio ambiente, informática e informática para Internet. No segundo dia serão os cursos de mecatrônica diurno e noturno, eletroeletrônica diurno e noturno, telecomunicações além das especializações.

Além dessa, a matricula 2017 contou também com outras mudanças eu sua organização. A primeira delas é a matricula online, em que o aluno pode preencher e alterar possíveis erros dos seus documentos, isso facilita a matricula presencial, pois agora é possível a conferência imediata.

Outra mudança é que antes o aluno entregava os documentos, assinava a ficha de matricula, e a matricula era efetuada posteriormente pela secretaria. Agora a matricula é efetuada na hora. O aluno já sai cadastrado no sistema com seu número de RA.

Outro ponto importante destacado pela organizadora da matricula, Ione Pereira de Souza, foi o treinamento dado aos alunos voluntários que participam do dia da matricula. Ela explica que esse contato de quem está chegando com os veteranos é importante para que os ingressantes percebam que o colégio valoriza o contato com seus alunos. Mostra que eles participam do colégio não apenas nas salas de aula, mas em outras atividades também.

Alunos veteranos durante treinamento

Palestra de treinamento

Depoimentos de Alunos ingressantes

Eduarda Garcia Senise tem 16 anos e fará o curso técnico em enfermagem. Ela diz que escolheu o curso técnico para poder ter uma formação juntamente com o colegial e já poder trabalhar.Conta que a possibilidade de escolher uma segunda opção ajudou,pois,a primeira opção era mecatrônica, curso em que está na lista de espera.

Eduarda relata que já tinha tentado prestar um ano anterior, e que não tinha passado. “Esse ano prestei meio sem compromisso, por não ter passado no ano anterior. Não sabia se prestava de novo, resolvi prestar e acabei passando”.

Gabriel Soares Ruas dos Santos tem 15 anos passou em enfermagem com concomitância externa. A escolha do curso foi pela ligação que sente com a área da saúde. Pensa em mais adiante ser médico cirurgião, e o curso técnico foi a forma que encontrou de entrar na área.

Helder Lazaro dos Santos tem 33 anos e passou em no curso de enfermagem. Ele conta que é professor de química concursado de ensino público, e dá aulas a 3 anos, mas sempre pensou em ser médico. Por um tempo postergou o sonho, mas agora resolveu que é hora de começar a caminhada. A ideia de fazer o curso técnico em enfermagem é para que ele possa se sustentar enquanto estiver na faculdade de medicina.

Trote Solidário

A recepção aos novos alunos será feita através do trote solidário, que será no dia 9 de fevereiro. Ele é realizado por uma comissão em que participam alunos veteranos, SOE e direção de ensino. A diretora de Ensino Teresa Helena de Carvalho explica que a preparação para o trote solidário começa com uma das provas da Gincana do ano anterior que é a escolha da camiseta que será utilizada pelos alunos. A Camiseta terá a frase escolhida “A igualdade sempre parece impossível até que seja feita”. Outro ponto que se alerta aos alunos é a legislação referente ao trote, para evitar qualquer tipo de brincadeiras e atos de violência ou que causem constrangimento ao calouro.

O trote solidário contará com arrecadação de alimentos para ONGs, além de atividades que começarão às 12h30 com a recepção de camisetas do Cotuca com a frase “A igualdade sempre parece impossível até que seja feita”, em seguida começarão as brincadeiras realizadas pelos veteranos para os calouros, que contará com dança das cadeiras, jogo de palavras, jogo da velha gigante, entre outras atividades. Às 16h acontecerá um sarau.

Uma das alunas organizadoras do evento, Amanda Izabete Gonçalves conta que participou do trote quando era caloura. Ela diz que ter participado do evento foi importante para ela conhecer pessoas tanto do próprio curso quanto de outros, e para quebrar o gelo, “eu fui sozinha para o Cotuca, não conhecia ninguém. No trote conheci pessoas ótimas, que me ajudaram muito”.

Alunos do Cotuca participam da matricula dos calouros