Alunos da disciplina Comunicação e Expressão visitam Mercadão, Museu Catavento e MASP em São Paulo

Alunos dos cursos técnicos de Segurança do Trabalho e de Meio Ambiente do Cotuca participaram de uma visita cultural na cidade de São Paulo, coordenada pela professora Teresa Helena Portela Freire de Carvalho. A atividade é parte do trabalho conclusão da disciplina Comunicação e Expressão. O grupo, composto por vinte e quatro alunos, visitou o Mercado Municipal de São Paulo (conhecido como “Mercadão”), o museu Catavento Cultural e o MASP.

Segundo professora Teresa Helena, responsável pela disciplina, “conhecer outras cidades, lugares de referência como o ‘Mercadão’ e museus, entre tantas outras experiências culturais, amplia o repertório dos alunos”. Para ela, “o simples experimentar de um fruta exótica descortina um universo de possibilidades de novos conhecimentos fundamentais para formação integral dos alunos”.

Os alunos participantes, dos dois cursos técnicos, aprovaram a visita – alguns afirmaram nunca ter ido a museus, e gostaram muito da experiência. A aluna Raissa Marcolino, do técnico em Meio Ambiente, contou: “conheci um lado cultural de São Paulo que não tinha visto antes. Conforme o roteiro dado pela professores, não sabia que o Mercadão tinha tanta importância”. Ela conta ainda que com a observação histórica, foi possível ver com outros olhos esses pontos. “A Exposição do MASP foi muito forte e gostei muito. Os quadros mexeram muito comigo e com meus colegas”, diz Raissa. Para Rosangela Delgado, também aluna do curso técnico em Meio Ambiente, os alunos deveriam ir mais vezes. “A cultura faz bem para a alma”, diz ela.

Para a estudante Jessica Ribeiro Michelini, do curso técnico em Segurança do Trabalho, foi um dia inesquecível: “nunca tinha tido contato com aqueles quadros pessoalmente, é muito legal poder observar o traço do pincel na tela e saber que, sim, é sempre possível vivenciar e aprender coisas novas – e isso não teve nenhum custo”, afirmou. Jessica elogiou a professora Teresa Helena de Carvalho pela iniciativa e oportunidade.

A experiência já se repete pelo terceiro ano consecutivo, e tem sido muito exitosa. Em 2014, a visita foi para o Instituto Tomie Ohtake, com a exposição de Salvador Dalí. Em 2015, novamente ao Instituto Tomie Ohtake, quando os alunos conferiram a exposição de Frida Kalo e também visitaram a Pinacoteca do Estado de São Paulo.