Alunos do Cotuca são premiados novamente na Olimpíada Paulista de Matemática

No dia 19 de novembro, quatro alunos do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) receberam medalha por participação na Olimpíada Paulista de Matemática. Os ganhadores foram Júlia Emi Ivano, do 1º Mecatrônica (Bronze); Giovanna Machado Flores, 2º Alimentos (Prata); Beatriz Bachani Rosa, 2º Enfermagem (Prata) e André Elias Lauer, 2º Eletroeletrônica, medalhista de ouro.

André Elias relata a importância da preparação para a prova, “Quando comecei a olhar as provas anteriores, tudo parecia complicado, mas aos poucos e com persistência, acabei me acostumando. Aquele “bicho de sete cabeças” já não era tão difícil assim”.

Além dele, a aluna Giovanna Machado destaca a importância do Cotuca e do professor Mauro Munsignatti , “No Cotuca tivemos muito apoio. Após saírem os resultados da primeira fase eu não estava esperançosa em ir para a segunda fase e me sair bem, mas foram disponibilizados tempo de estudo aos sábados e resoluções de provas antigas que ajudaram muito a mim e aos outros alunos”.

Além das medalhas, a OPM ofereceu outra premiação em 2016: o troféu “Profa. Renata Watanabe” foi destinado à aluna que realizou a prova mais completa e que mais batalhou para conseguir resolver suas questões, como forma de incentivo à participação feminina no Estudo da Matemática. Quem recebeu o prêmio foi Beatriz Bachani Rosa. Segundo a aluna do Cotuca, “ser escolhida como a primeira mulher a ganhar o prêmio Renata Watanabe foi uma surpresa maravilhosa, além de um incentivo não só a mim, mas a todas as meninas que têm suas vidas envolvidas com a matemática. Só tenho a agradecer!”

O professor Mauro Munsignatti Jr., chefe do departamento de ciências do Cotuca, destaca a importância dos bons resultados: “Temos obtido resultados muito bons, tanto em nível regional como nacional. Essas conquistas ajudam a dar destaque ao colégio e também estimulam outros alunos do Cotuca a participar dessas competições”.

O Cotuca participou de diversas Olimpíadas de Matemática ao longo do ano – foram 6 competições em 2016, todas com bons resultados. Saiba mais sobre o projeto de participação em Olimpíadas de Ciências.

Texto: Rafael Dall’Anese