Cotuca participa de Congresso de Iniciação Cientifica na Unicamp

Entre os dias 19 e 21 de outubro aconteceu o XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, que teve a participação de alunos do Cotuca. O Congresso, realizado no ginásio da Unicamp, contou com palestras e exposição de trabalhos de iniciação cientifica (IC) voltados para a graduação.

Mesmo sendo um evento voltado para o ensino superior, o professor Fernando Antonio Santos Coelho, coordenador do congresso e assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp fala sobre a importância os alunos do Cotuca que expuseram no congresso: “No ano passado a participação dos alunos foi muito boa. Todos os que visitaram os stands ficaram muito bem impressionados com a qualidade dos trabalhos e com a dedicação dos alunos para apresentar os seus resultados”.

Para o professor, a participação dos alunos é importante pois permite a eles não só vivenciar a pesquisa desenvolvida pela universidade, mas perceber que eles fazem parte da pesquisa. “No evento os alunos tem a possibilidade de interagir com outros alunos de níveis mais elevados e isso abre perspectivas e caminho para a vida profissional futura”, destaca.

Esse é o caso dos alunos Marina Correa, Pâmela Querido e Airton Cardoso, que estão no primeiro ano de mecatrônica e fazem parte  um grupo que desenvolveram o projeto “kit didático de ótica”, em que apresentam de forma pratica como a luz interage com diferentes angulações de um espelho. Pâmela ressalta ainda a importância da interação com esse ambiente, “é legal ver que o que a gente aprende no Cotuca não é algo de outro mundo, por exemplo, apresentamos o projeto para um estudante de engenharia civil, e ele falou que utilizam um conceito parecido com o do nosso projeto para fazer rampas”. Além desse, o Cotuca expôs mais 17 projetos, de várias áreas de ensino técnico – como eletrotécnica, mecatrônica e informática – e dois projetos do PIBIC-EM realizados no Cotuca, vinculados à área de humanidades.

Texto: Rafael Dall’Anese