“Faltam técnicos no mercado”, diz profissional com 45 anos de experiência na área de plásticos

O profissional da área de plásticos Edson Simielli tem 45 anos de experiência no mercado. Nesse período, já foi professor, trabalhou em várias empresas e atualmente tem a própria empresa de consultoria. Ele conversou com o Cotuca sobre o panorama do mercado de plásticos e a necessidade de se formar novos técnicos.

Segundo ele, atualmente a área passa por um momento difícil. “O mercado de plásticos está sofrendo, como toda a indústria de modo geral está sofrendo. Quando a indústria sofre, acaba sofrendo também a área dos plásticos”. Simielli afirma que o campo que menos sente é principalmente o de polipropileno e o de poliestileno, pois são utilizados para embalagens da indústria alimentícia e de bebidas, que sempre tem mercado. “A menos sensível é a indústria de embalagens, porque alimento nós precisamos consumir, não tem como viver sem”.

Todavia, o profissional destaca que mesmo passando por um período não tão bom, ainda faltam técnicos capacitados. Para ele, o técnico é um profissional indispensável para o mercado e para a empresa, pois é ele quem evita a perda de materiais no processo de produção e transformação. São esses profissionais que têm conhecimentos sobre técnicas de transformação, podendo ser a extrusão, injeção ou qualquer outra. “Com o conhecimento técnico, o profissional vai conseguir reduzir ciclos, escolher melhor os materiais adequados para cada aplicação, entre outras coisas. O técnico entra na parte de controle e de qualidade”, diz Simielli.

edson-simielliEdson Simielli, profissional da área de plásticos.

O profissional relata que um problema que é visto com certa frequência é que uma pessoa começa como técnico, mas depois entra em uma faculdade de engenharia de materiais ou química; após realizar esses cursos, existe uma tendência desse profissional migrar para outras atividades – como assistência técnica aos clientes, área comercial ou desenvolvimento de mercado. “Isso é algo muito discutido nas industrias aqui no Brasil, essa tendência. Nós precisamos dos técnicos, e precisamos de pessoas com o conhecimento atécnico que não enveredem para a área mais comercial, porque assim acaba faltando técnicos”, afirma.

Ele deixa um recado ao colégio: “O Cotuca tem esse papel importante, não só de formar técnicos, mas de dar treinamentos em campo. Treinamentos específicos, para capacitar os técnicos que já estão nas empresas, para suprir essa necessidade que as empresas têm”.

O Curso Técnico em Plásticos do Cotuca

O Cotuca oferece o curso Técnico em Plásticos – Eixo Tecnológico em Produção Industrial na modalidade Concomitância Externa – isto é, o candidato já pode ter concluído o ensino médio ou, ainda, estar cursando-o a partir da 2ª série ao ingressar no curso. São oferecidas duas turmas com 40 vagas cada nos períodos matutino e noturno. O curso é composto por dois anos divididos em módulos, explica o professor e atual chefe de departamento de plásticos, José Roberto Decarli.

Ao final do primeiro ano ou, Módulo I, o aluno terá direito a certificado de Assistente de Processos em Plásticos, ocupação esta reconhecida no mercado de trabalho e, ao final do segundo ano após cumprir a carga horária mínima de 320h referente ao estágio supervisionado é conferido o diploma de Técnico em Plásticos. Informações completas sobre as disciplinas podem ser obtidas no catálogo do curso.

Agosto: o mês do Técnico em Plásticos no Cotuca

Em agosto deste ano, o curso de Plásticos organiza uma série de atividades sobre a área. Confira a programação.