Etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica é realizada no Cotuca

A primeira etapa regional do estado de São Paulo da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) foi realizada no Cotuca no sábado, dia 4 de junho. Foi a primeira vez que o evento ocorreu na região de Campinas. A etapa regional contou com a participação de 34 equipes para os desafios nível 1 (primário), e com 44 equipes para os desafios nível 2 (secundário).

Para a vice-chefe do Departamento de Mecânica, Cintia Aihara, esse tipo de evento é importante para o Cotuca pois aproxima a comunidade externa ao colégio. A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e utiliza-se da temática da robótica para estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Serão realizadas nove etapas regionais, que classificam as equipes para a etapa estadual que ocorre no dia 13 de agosto. No estado de São Paulo, o evento será no Centro Universitário da FEI, em São Bernardo do Campo. A etapa estadual contará com 60 equipes de nível 1 (primário) e 60 equipes de nível 2 (secundário). Os classificados de cada etapa serão definidos proporcionalmente conforme a quantidade de equipes que compareceram às regionais.

Na etapa regional de Campinas, a equipe vencedora do nível 1 (primário) foi a “Ogel – Conhecer”, de Valinhos e a vencedora do nível 2 (secundário) foi a equipe “MetaDroid II”, de Indaiatuba. Além delas, pelo menos seis equipes de nível 1 e oito equipes de nível 2 participantes da etapa regional campineira já estão garantidas para a etapa estadual.

Texto: Rafael Dall’Anese