Cotuca realiza lançamento de documentário sobre internet na Unicamp

No próximo sábado (11/6), o Cotuca realizará o lançamento do documentário Freenet no cinema da Casa do Lago da Unicamp. Após a exibição do documentário, haverá um bate-papo contando com a presença da jornalista, roteirista do filme e integrante do Coletivo Intervozes, Marina Pita, da geógrafa e pesquisadora de internet Melissa Steda e de um integrante do coletivo Saravá.

A atividade é organizada pelo Observatório da Mídia do Cotuca, e dialoga com as questões que vem sendo trabalhadas nos encontros de “Atualidades e leitura crítica da mídia”, realizados semanalmente pelo Prof. André Pasti.

Sobre o documentário

A world wide web foi concebida e construída a partir de um fundamento principal: a liberdade pela conexão em rede, e não demorou para se tornar o carro-chefe da liberdade de expressão do século XXI. Com ela, não somos apenas consumidores de informação, somos também produtores. Mas o quanto somos realmente livres na internet para acessar conteúdos, e nos expressarmos? Quem governa a rede? Com quais interesses? Temos privacidade? Quem garante o direito de todos os cidadãos a uma conexão rápida e de baixo custo? Essas e outras questões são debatidas em FREENET por especialistas e ativistas como Lawrence Lessig, Nnenna Nwakanma, Sergio Amadeu da Silveira, Edward Snowden, entre muitos outros. O filme passeia pela África, Índia, Estados Unidos, Brasil e Uruguai mostrando iniciativas e obstáculos para a democratização do acesso à internet e para a garantia de neutralidade da rede.

Confira o trailer:

freenet trailer from Molotov Filmes on Vimeo.

Sobre a atividade

  • DATA: 11/06 (sábado)
  • HORÁRIO: 15h30 (distribuição de ingressos) / 16h00 (exibição seguida de bate-papo)
  • LOCAL: Espaço Cultural Casa do Lago da Unicamp (Av. Èrico Veríssimo, 1011 – Cidade Universitária Zeferino Vaz – Unicamp | Barão Geraldo | Campinas – SP | CEP: 13083-851)
  • ENTRADA: A entrada será gratuita, mas os lugares são limitados (o cinema conta com 72 lugares). Os ingressos serão distribuídos gratuitamente por ordem de chegada a partir das 15h30.

O Observatório da Mídia é um projeto do Departamento de Humanidades do Cotuca. O lançamento do documentário Freenet conta com apoio da Direção do Cotuca.