Cotuca inicia visita a escolas para divulgar o Exame de Seleção 2017

Com o intuito de divulgar os curso oferecidos pelo Cotuca e estimular a curiosidade de alunos do ensino fundamental para o ensino técnico, a Comissão de Divulgação do Exame de Seleção do Cotuca iniciou sua série de palestras informativas sobre o Vestibulinho 2017.

A diretora associada do Cotuca, Vanessa Petrilli Bavaresco diz que é importante essa apresentação, pois muitas vezes o aluno do ensino fundamental não conhece o Cotuca e, por isso, perde a oportunidade de se inscrever nos cursos. Foi o que aconteceu com a aluna Rayani Oliveira, 14 anos, que acompanhou a palestra e disse que achava que o colégio era pago, por isso não pretendia prestar, mas agora vai ficar de olho na data de inscrição.

A primeira escola a receber a palestra no dia 15 de março foi a escola municipal Emeb Tomoharu Kimbara, localizada em na zona rural de Valinhos. A iniciativa foi muito bem recebida pela diretora da escola, Tatiana Freire, “É uma oportunidade para o aluno se profissionalizar, dá outras perspectivas para ele. Pode continuar os estudos e até ingressar em uma faculdade”. A diretora revela ainda que tenta sempre incentivar os alunos a buscarem novas experiências e despertar o interesse desse aluno, “ainda mais em uma escola como o Cotuca, que alia a parte técnica com a qualidade do ensino”.

A palestra foi realizada para os alunos do oitavo e nono anos, no total 32 alunos, dentre os quais 16 em cada série. Dentre os cursos técnicos do Cotuca, a enfermagem foi o que despertou maior interesse nos alunos. É o caso de Felipe Alves e Jael Fuentes, ambo do nono ano.

Para Felipe, prestar a prova é uma tradição na família “algumas pessoas da minha família já prestaram a prova do Cotuca. Há alguns anos atrás minha prima passou no curso de enfermagem”. Já para Jael o curso de enfermagem é uma oportunidade que está logo ali no horizonte. A menina, nascida na Bolívia, veio para o Brasil com os pais quando tinha 10 anos. Seus pais acreditam que o país pode dar um futuro melhor para eles e para a filha. Hoje, com 14 anos, ela vê a enfermagem como uma ótima oportunidade profissional.

Neste final de março, as escolas EMEB Dr. Luiz Nicolau Nolandi em Cosmópolis, EM Ângela Cury Zakia em Nova Souzas e EE Ruy Rodrigues em Campinas também receberam os professores do Cotuca para um bate-papo com os alunos. A proposta da Comissão de Divulgação do Exame Seletivo do Colégio é atingir o maior número possível de escolas da Região Metropolitana de Campinas.

Os cursos

O Cotuca oferece 7 cursos técnicos associados com ensino médio – Modalidade A ou Concomitância Interna. São eles: Técnico em Alimentos (diurno), Eletroeletrônica (diurno e noturno), Mecatrônica (diurno e noturno), Informática (diurno), Enfermagem (diurno) que atendem o perfil do aluno do ensino fundamental mas também oferece cursos para aqueles que já terminaram o ensino médio ou ingressam no segundo ano do ensino médio quando prestam Cotuca. Estes são cursos da Modalidade B ou Concomitância Externa. São oferecidos, nesta modalidade, Técnico em Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Telecomunicações, Informática para Internet, Eletroeletrônica, Mecatrônica e Plásticos. Ainda, para aqueles que já têm um curso técnico são oferecidas quatro Especializações Técnicas: Automação Industrial, Equipamentos Biomédicos, Gestão pela Qualidade e Produtividade e Projetos Mecânicos Assistidos por Computador.

Para atingir o perfil dos alunos para os cursos de Modalidade B e Especialização Técnica o programa de divulgação dos cursos também é realizado em empresas e centros assistenciais ou comunitários.

Interessados em receber a equipe do Cotuca para realização das palestras gratuitas podem se cadastrar online.

Texto: Rafael Dall’Anese