Cotuca realiza primeira oficina de robótica

O Departamento de Mecânica do Cotuca dará início, na próxima sexta-feira (04/03), à primeira Oficina de Robótica realizada no colégio. A Oficina contemplará oito encontros às sextas-feiras, durante os meses de março e abril deste ano. A meta dos estudantes será a de criar um robô que seja capaz de seguir uma linha através de um sensor de leitura de luz.

A iniciativa é um projeto piloto do colégio, que pretende realizar outras oficinas ao longo do ano, englobando outras áreas – como a informática e a eletrotécnica. Além disso, a oficina visa preparar os estudantes para a Olimpíada Brasileira de Robótica 2016.

O projeto parte de uma ideia antiga da professora Cintia Aihara, vice-chefe do Departamento de Mecânica. A ideia ganhou força a partir do contato com o Fabio Eid, ex-aluno do curso de Mecatrônica do Cotuca e estudante de graduação no curso de Engenharia de Controle e Automação na Unicamp. Além de aluno da graduação, Fabio é integrante da Equipe de robótica Phoenix, criada por estudantes da graduação da Unicamp com o objetivo de inovar tecnologicamente através de projetos para competições de robótica.

Cintia destaca a importância da iniciativa da Oficina para os alunos do Cotuca: “participar em oficinas contribui para a formação técnica, permitindo que o aluno perceba a necessidade de integrar várias áreas de conhecimento que são trabalhadas durante o curso”.

O projeto será realizado para 13 alunos do curso técnico de mecatrônica. As aulas serão ministradas pela professora Cintia Aihara e por dois integrantes da Equipe de robótica Phoenix, Daniel Gonzalez e Augusto Miranda Garcia.
Os alunos contemplados com a oportunidade de participar da oficina são: Alex de Araújo Monteiro, Bruno Bisterso dos Santos, Denis Freudenheim Moraes, Diego da Silva Lisboa, Guilherme Augusto Vieira Palma Isabela Chamorra Modesto, João Vitor Bonifácio Queiroz, Leonardo do Vale Camargo, Lucas Ferraz de Souza, Matheus Silva Furlan, Miguel Figueira Ferraz, Pamela Inácio da Silva e Pedro Biazon. Eles foram selecionados através de sorteio realizado com alunos do segundo, terceiro e quarto ano do curso técnico de Mecatrônica.

Texto: Rafael Dall’anese