Cotuca realiza terceira reunião para o planejamento estratégico do período entre 2016 e 2020

O corpo docente e os funcionários do Cotuca realizaram no último dia 12/12, sábado, a terceira reunião de planejamento estratégico para os próximos 4 anos. A reunião pretendia concluir as discussões realizadas ao longo do ano.

O objetivo da reunião foi redefinir a Carta de princípios do Cotuca – sua missão, seus princípios, sua visão de futuro para 2019 – e identificar as questões estratégicas ligadas ao ensino, extensão e administração. Foram discutidos alguns pontos como a evasão de alunos, o acompanhamento de egressos e a inserção de novas metodologias de ensino, entre outros.

Para uma das organizadoras da reunião, a professora e diretora associada Vanessa Bavaresco, a importância do encontro é trazer a tona os pontos fortes e os pontos a serem melhorados para os próximos quatro anos. “É a partir desse planejamento que serão realizadas as ações no futuro”.

O planejamento já mostra resultado, de acordocom a diretora de ensino do colégio, professora Teresa Helena Portela..“ Segundo ela, a partir desse planejamento, foi identificada a necessidade de trabalhar as diversas bagagens dos alunos egressos do ensino fundamental. Para suprir essa necessidade, a professora conta que estão sendo utilizadas bolsas do Programa de Estágio Docente (PED), fornecidas pela Unicamp, onde alunos de mestrado e doutorado da universidade poderão ajudar nesse trabalho com os alunos.

A internacionalização do colégio é outra questão importante para o planejamento para o futuro do colégio. Nesse ano, foi incluída a possibilidade de cursas aulas de mandarim. Além disso, lembra Teresa Helena: “já tivemos dois anos seguidos de visitas de professores a outros colégios do exterior, e nesse ano a visita foi acompanhada de alunos, além de um estudante que fez estágio no exterior”.

Texto: Rafael Dall’Anese