Pesquisador da Unicamp ministra palestra sobre políticas de transferência de renda no Cotuca

O geógrafo Fernando Antonio da Silva ministrou no Cotuca palestra sobre “Políticas de transferência de renda na perspectiva da Geografia: o Programa Bolsa Família em debate”. O trabalho deriva de seu doutorado, em realização no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unicamp. A atividade ocorreu no dia 16 de novembro e foi voltada aos alunos dos terceiros anos dos cursos de Eletroeletrônica e Mecatrônica noturnos, com concomitância interna. A atividade foi promovida pelo Observatório da Mídia e Atualidades, projeto do Departamento de Humanidades.

Segundo o professor André Pasti, organizador da atividade, a proposta era trazer para os alunos uma reflexão acadêmica e aprofundada sobre o tema, a partir da ciência geográfica. Além disso, ele lembra que “há alunos realizando pesquisas de iniciação científica tratando dessa temática, e é importante que tenham referências com base em bons trabalhos de pesquisa”.

Palestra de Fernando Antonio da Silva sobre políticas de transferência de renda.

Duas alunas presentes, Júlia Machado e Mariana Ferreira (do curso técnico de Eletroeletrônica), realizam pesquisa de iniciação científica no Cotuca sobre a temática, intitulada “O Combate à Miséria e à Fome: de 1995 ao Programa Brasil Sem Miséria”. As alunas apresentaram resultados do projeto na Mostra de Trabalhos dos Cursos Técnicos do Cotuca, na Mostra Científica da 3M e no Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Segundo Júlia, “a pesquisa do Fernando, que é muito abrangente e completa, nos fez enxergar que ainda há muito a ser estudado, o que também nos motivou a dar continuidade à pesquisa”.

O professor José Henrique de Vasconcelos avaliou a apresentação como muito interessante e esclarecedora. Para o professor, de forma “muito didática e acompanhada de vários levantamentos estatísticos, ele fez um rápido histórico de projetos e políticas sociais de Estado no Brasil – fazendo também alguns comparativos com tentativas semelhantes em outras nações”. Segundo Henrique, “de forma apartidária, ele demonstrou a evolução destas ações sociais por diferentes governos nacionais, analisando sobretudo os impactos benéficos do atual Bolsa família na erradicação da miséria e no aquecimento econômico de municípios pobres e esquecidos do sertão nordestino e de outras localidades do território brasileiro”.

O palestrante Fernando Silva avalia que experiências como essa trazem lições aos pesquisadores, no sentido de buscar formas e termos adequados ao público das escolas. Mas os alunos do Cotuca o surpreenderam: “demonstraram capacidade crítica na compreensão da minha exposição e levantaram perguntas importantes no debate que fizemos depois, não apenas as perguntas recorrentes na grande mídia. Além disso, foi bastante rico o diálogo que pude ter com alunos que me procuraram após o debate”. Ele elogiou a iniciativa do Colégio e espera que a atividade se repita com outros temas e pequisas.

Veja fotos: