Olimpíada Paulista de Matemática 2015: Cinco estudantes do Cotuca são premiados

Cinco alunos do Cotuca foram premiados na fase final da Olimpíada Paulista de Matemática no último sábado (7/11). Os estudantes foram ao campus Butantã da Universidade de São Paulo (USP) para realizar a prova, e todos foram premiados com medalhas. A cerimônia de premiação ocorreu no mesmo dia, no Memorial da América Latina.

Os alunos premiados são:

• Júlio Moreira Blás de Barros (2º Informática) – OURO
  • Caio Vinícius Castro dos Santos (2º Mecatrônica) – PRATA
  • Érico Nogueira Rolim (2º Mecatrônica) – PRATA
  • Gabriel Oliveira dos Santos (2º Informática) – PRATA
  • Matheus Esteves Zanoto (2º Informática) – BRONZE

O medalhista de ouro Júlio Moreira afirma que a prova foi exigente, demandando aprofundamento na matéria. Segundo ele, a Olimpíada fornecia a teoria básica, e exigia poucos mas trabalhosos exercícios – cinco para quatro horas de prova. Em reportagem sobre a Olimpíada Paulista de Física, o estudante afirmou que a importância de participar das olimpíadas é de “nos expor a exercícios e desafios um pouco mais difíceis, que testam nossa capacidade de pensamento e raciocínio – funcionando como testes ao vestibular; […] a possibilidade de visitar universidades e outros espaços nas fases finais, aprender matérias que não são trabalhadas normalmente no Ensino Médio e, também, de incrementar o currículo”.

Alunos premiados na fase final da OPM 2015