Quinta Mostra de Trabalhos dos Cursos Técnicos reúne cerca de duas mil pessoas e premia 13 projetos

A Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos deste ano, que aconteceu no ginásio do Cotuca, apresentou aproximadamente 530 projetos em forma de pôster, oral ou protótipo. A coordenadora da Mostra, Cintia Kimie Aihara, afirma que o evento atingiu seus objetivos, uma vez que muitos trabalhos apresentados, ao serem desenvolvidos, acabaram despertando interesses e ideias tanto ao professor orientador quanto aos alunos envolvidos. Além disso, Cintia apontou algumas melhorias em relação à edição anterior, principalmente na infraestrutura e organização geral do evento. Entre os desafios e ideias para as próximas edições, constam melhorias no sistemas de avaliação e a realização de workshops e orientações para os profissionais envolvidos.

mostra_2015Foto: Ana Laura Dellapina. Veja o álbum de fotos da V Mostra no Facebook

Premiação

Foram premiados três trabalhos de cada sessão e outros três no Desafio Mahle, além de uma menção honrosa. No total, 13 trabalhos premiados, sendo seis do Cotuca. Entre eles está o projeto do professor André Buonani Pasti, com os alunos Enzo Hissamura Scaravatti, Leonardo Blanco, Rosana Ferraz Oliveira, Victor Campanholi Balbi da Silva, denominado “A mudança do COTUCA: reorganização do espaço geográfico e a economia urbana”, classificado em 1º lugar na modalidade pôster.

trabalho_mostra
Pesquisa de Geografia de alunos de Mecatrônica do Cotuca, premiada na categoria Pôster na V Mostra

André afirma que sua maior satisfação foi perceber que o grupo está no caminho certo. “Fiquei muito contente com a premiação, pois foi o coroamento de um projeto de ensino-aprendizagem baseado na iniciação à ciência e buscando um ensino significativo a partir do vínculo dos temas com o cotidiano dos alunos. Esse processo exige bastante envolvimento dos alunos, que passam a ser produtores do conhecimento.” Uma das dificuldades enfrentadas pelo grupo foi conciliar o trabalho com as outras atividades do Colégio, mas André diz que não faltou dedicação aos alunos. “A motivação vem do fato de os próprios alunos escolherem seus temas de pesquisa e, então, verem o potencial das ciências para analisar esses temas e encontrar respostas qualificadas às próprias perguntas. Os alunos tendem a ver mais sentido no que estão estudando a partir de então”.

Sobre grande parte dos trabalhos premiados ter sido de alunos do Cotuca, a coordenadora da Mostra demonstrou muita satisfação e possíveis consequências para a melhoria do ensino no colégio: “ao se envolverem mais, esperamos que nossos professores e alunos incentivem a constante melhoria dos cursos tanto quanto ao currículo quanto aos assuntos abordados”, afirma Cintia.

Texto: Ana Laura Dellapina