Cotuca Rosa: mãos dadas com a prevenção do câncer de mama

Nascido nos Estados Unidos na década de 1990, o Outubro Rosa é um movimento celebrado internacionalmente no mês de Outubro com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de mama. Esta campanha tem como símbolo o laço rosa que reflete a luta contra o câncer de mama, desde que a sua distribuição, na primeira Corrida da Cura, ocorreu e a partir daí foi promovida anualmente.

Neste mês o colégio também está cor de rosa. Alunos do 2º ano concomitante do Curso Técnico de Enfermagem estão promovendo uma campanha de conscientização do câncer de mama como proposta da disciplina de Enfermagem na Assistência à Saúde da Mulher ministrada pela professora Simone Torre com o apoio de professores do Departamento de Enfermagem.

cotuca_outubro-rosa2

Durante a campanha os alunos farão uma pesquisa junto aos professores e funcionários do colégio em busca do conhecimento sobre a doença, prevenção e diagnóstico, utilizando estas oportunidades para realizar as orientações necessárias e tirar dúvidas sobre a prevenção do câncer. Além das entrevistas, contarão com uma roda de conversa, cartazes, folhetos informativos e da criatividade para que o objetivo de conscientizar a comunidade dos métodos de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama sejam alcançados.

Os alunos também montarão um posto de arrecadação de lenços de cabeça, perucas, cabelos para confecção de perucas (>20cm), cílios postiços, maquiagem (batom, blush…) que serão entregues no dia 29/10 em evento de celebração no auditório do CAISM às 09hs onde as doações serão revertidas às mulheres em tratamento quimioterápico no CAISM e em outros hospitais públicos. Esta é uma parceria com o Movimento Outubro Rosa de Campinas promovido pela Ânggulo Eventos e Be Pink junto ao CAISM e a 3M que participam desta ação e juntos seremos multiplicadores desta sensibilização e estímulo à superação destas mulheres em tratamento do câncer de mama.

O interesse em desenvolver este trabalho foi firmado na busca por estratégias de luta contra o câncer de mama, aquele que mais mata as mulheres no Brasil, na preocupação de alertar a comunidade sobre as formas de prevenção e meios de diagnóstico precoce que viabilizem a cura.