Aluno do Cotuca viaja em agosto para a Alemanha para aprimorar conhecimentos técnicos

Prestes a completar um ano de estágio na empresa Optima do Brasil em Vinhedo, Andrei Cerqueira (17), aluno do terceiro ano de mecatrônica noturno, foi selecionado para viajar para a Alemanha de 3 à 4 meses com todas as despesas pagas pela empresa. A intenção da viagem é acompanhar a montagem e o funcionamento de uma máquina com a tecnologia alemã, para trazer esses conhecimentos ao Brasil. Andrei conta que ele e os outros estagiários sempre souberam dessa possibilidade de viajar pela empresa, pois passavam por alguns treinamentos, mas não achava que seria escolhido. A mesma insegurança exista quando ele participou do processo seletivo para entrar como estagiário. “A prova exige conhecimentos mais técnicos, então precisava saber coisas específicas, que só conhecia na teoria”, afirma Andrei.Ele e mais um estagiário embarcam no sábado (01/08) e a ansiedade é grande, pois essa será a primeira viagem sem a família e para fora do Brasil. “Eu espero que seja bastante proveitoso, porque a Alemanha é um país que eu sempre quis visitar pela parte da tecnologia deles de mecânica e pneumática, lá é um dos melhores países pra isso. Sempre tive vontade de ir pra lá para estudar mesmo, agora vou a trabalho, mas acredito que da pra aprender bastante coisa para estudar aqui.”

Apesar de saber falar inglês, Andrei se sente meio inseguro quanto ao sotaque alemão, mas está confiante que vai conseguir lidar com isso. Ele conta que o aprendizado do ensino médio cursado no COTUCA ajudou bastante em todo processo. A mãe, Marili Cerqueira, apesar de estar com o coração apertado, está muito contente com essa oportunidade. “A felicidade de ele estar se encaminhando tão novo e acreditando tanto nele essa empresa, pra gente é um orgulho.” Eles já combinaram de conversar pela internet durante o período da viagem, o que possibilita Marili de acompanhar o filho apesar da distância. Além disso, ela se sente muito satisfeita com a base teoria e prática que o colégio oferece. “Eu gosto muito, meus dois filhos mais velhos fizeram COTUCA.”

andreicerqueira