Ex-aluno de eletroeletrônica recebe medalha de ouro da OBMEP 2014

Dia 20 de julho aconteceu a cerimônia nacional dos medalhistas de ouro da 10ª OBMEP 2014 (Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Seis estudantes da Região Metropolitana de Campinas (RMC) conquistaram medalha na olimpíada, entre eles André de Almeida Pinto, ex-aluno de eletrônica do COTUCA. Ele concluiu o técnico no colégio em 2014 e agora estuda na UNICAMP.

As olimpíadas são organizadas pelo Impa, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada. O evento teve a participação do pesquisador do Impa, Artur Ávila, que, em 2014, ganhou a Medalha Fields, além dos ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e da Educação, Renato Janine Ribeiro. Mais de 18 milhões de estudantes, de 99,41% dos municípios do país, disputaram as premiações. Do total, 501 conquistaram medalha de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze.

Todos os medalhistas de ouro têm direito de participar do Programa de Iniciação Científica (PIC), no qual durante um ano têm aulas de matemática aos sábados em universidades públicas do país. A prova da primeira fase, realizada no dia 27 de maio de 2014, foi composta de 20 questões objetivas (múltipla escolha) e foi aplicada nas próprias escolas. Além disso, teve duração de três horas e foi composta de seis questões discursivas, nas quais os alunos tiveram de expressar de forma clara os cálculos e o raciocínio empregado.

andrealmeidapintoobmep