Indicadores estatísticos

A Biblioteca Prof. Ricardo Regazzini Verçosa, que faz parte do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), atua como um centro de informação, de cultura e de educação desde 1977 no Colégio Técnico de Campinas (Cotuca).

Atualmente, a Biblioteca do Cotuca conta com 11.281 obras em seu acervo (dados de dezembro de 2016). Além disso, a instituição oferece um espaço de estudos aos estudantes do Colégio, possui mais de uma dezena de computadores que são utilizados para o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos e promove eventos, cursos e publicações com vistas a ampliar o acesso da comunidade do Cotuca à literatura e à cultura.

Números da Biblioteca

Confira alguns dos dados da Biblioteca do Cotuca:

Circulação – Empréstimos domiciliares – 2011 a 2016


Fonte: Relatório gerencial estatístico SBU 2016.

Consultas a obras no local


Fonte: Relatório gerencial estatístico SBU 2016.

Renovação online


Fonte: Relatório gerencial estatístico SBU 2016.

Solicitações de Empréstimos Entre Bibliotecas (EEB) da Biblioteca do Cotuca


Fonte: Relatório gerencial estatístico SBU 2016.

Demandas externas de EEB atendidas pela Biblioteca do Cotuca


Fonte: Relatório gerencial estatístico SBU 2016.

Observa-se uma demanda constante no empréstimo domiciliar, com valor mediano de cerca de 8850 livros por ano, e uma presença mais intensa das consultas locais a obras nos últimos dois anos (durante a estadia no edifício do Cotuca/Taquaral). Também foram ampliadas as demandas de Empréstimo Entre Bibliotecas dos usuários de nossa Biblioteca – possivelmente pela ampliação do conhecimento sobre o serviço e de maiores demandas dos projetos de iniciação científica e tecnológica desenvolvidos no colégio.

* É importante salientar que em 2014, o Colégio mudou-se do edifício histórico no centro de Campinas para a Unicamp por um semestre e, posteriormente no mesmo ano, mudou-se para um edifício provisório no Bairro Taquaral, onde permanece até o presente. Nesse sentido as comparações com o ano de 2014 e com a situação de antes e depois da mudança devem passar pelas novas condições da Biblioteca.