Alunos do Cotuca participam de simulação da ONU WIMUN Brazil 2017

Entre os dias 15 e 17 de outubro, uma equipe de alunos do Cotuca participou do WFUNA International Model United Nations Brazil 2017 – WIMUN. O evento aconteceu em Campinas, através de uma parceria com a FACAMP.

O objetivo do evento era promover os valores das Nações Unidas e capacitar estudantes e professores ao redor do mundo, através de uma simulação do Modelo ONU. A aluna Helena Truzzi Avila, do curso de Mecatrônica, foi a chefe da delegação, que contou com a participação dos alunos, Antonio Douglas e Maria Luiza Assis, do curso de Eletroeletrônica; Rafael Fucca Cárnio, Gabriel Vieira de Melo e Giulia Pompilio, do curso de Mecatrônica; Gabriel Santos, do curso de Enfermagem e Pedro Adrião, do curso de Alimentos.

Os professores André Pasti, Edson Santos e Henrique Vasconcellos, do Departamento de Humanidades, acompanharam os alunos que participaram das atividades.

Para a aluna Giulia Pompilio, o evento serviu como uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos e, acima de tudo, para que ela aprendesse a respeitar melhor as opiniões das outras pessoas, principalmente aquelas que são divergentes das suas. Para Giulia, a participação no evento mostrou que é possível encontrar soluções conjuntas para determinados problemas, independente da forma que cada um pensa. Durante o evento, a aluna ganhou o prêmio de melhor texto de posicionamento, por um relatório sobre o comitê e o país que lhe foi designado.

O aluno Pedro Adrião crê que não foi a habilidade de diplomacia a mais trabalhada e melhorada nesses dias, mas conceitos de economia e direito internacional que não são necessariamente vistos em sala de aula, além de um conhecimento mais aprofundado sobre as funções da ONU ao redor do mundo.

Para o Prof. André Pasti, a primeira participação do colégio em um evento como esse foi muito proveitosa. Segundo ele, em uma conjuntura bastante delicada, em que democracia e diplomacia não estão em alta, é importante participar de eventos como essa simulação da ONU, que trazem a necessidade de dialogar e tentar achar uma solução negociada para um problema global, articulando diversos conhecimentos geopolíticos.