ALUNOS DO COTUCA VISITAM A CASA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE VALINHOS

No dia 11 de outubro, os alunos do 1º ano do curso técnico de Enfermagem visitaram a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos. O evento contribuiu para a disciplina ministrada pela professora Rosângela Ferreira Ottorino, “Ética e Psicologia Aplicada a Enfermagem” e trouxe muita satisfação para os alunos do Cotuca e para as crianças.

Durante a visita, foram realizados exercícios de dança e canto, houve a distribuição de brinquedos, livros e alimentos. Todas as crianças atendidas pelo projeto demonstraram muita felicidade pela visita e para os alunos foi uma experiência muito gratificante.

Entre os alunos a satisfação em visitar essas crianças era unanime, todos ficaram muito ansiosos para criar atividades que pudessem tornar o dia dessas crianças mais feliz.

Os alunos do Cotuca se fantasiaram e brincaram com as crianças logo após o lanche que tinham levado. Brincadeiras como pega-pega, esconde-esconde e dança das cadeiras fizeram a diversão da criançada. Algo que impressionou muito os alunos foi quando distribuíram balas, bombons e pirulitos e perceberam que algumas crianças eram de família tão humilde que nunca tinham tido condições de comprar esses doces.

Durante uma roda de conversa, histórias de superação surgiram. Uma delas chamou a atenção de todos, foi o depoimento de um garoto chamado Vinicius, de oito anos, que declarou já ter sofrido preconceito. Em seu relato, ele revelou que gosta de objetos brincadeiras e cor de rosa que, segundo a sociedade, são “coisas de menina”. Foi possível perceber como essa situação sempre deixou o garoto acuado e sempre desconfiado.

Por meio da conversa que teve com os alunos do colégio, Vinicius se sentiu mais livre pois conseguiu falar sobre esse assunto pela primeira vez sem julgamentos, foi nítida a mudança em sua forma de agir, segundo os alunos. Mais de que uma simples visita, essa oportunidade representou uma chance de ajudar as pessoas e se tornar solidários as necessidades do próximo.