FÍSICA DE PARTÍCULAS E COMPETIÇÃO DO CERN

No dia 28 do mês de setembro no horário do almoço e da janta, alunos do COTUCA, da equipe BRAZINGA, darão início ao minicurso sobre Física de Partículas e, mais especificamente, sobre a competição BeamLine For Schools (BL4S), promovida pelo Laboratório Internacional de Pesquisa Nuclear (CERN), com sede na Suíça.
As inscrições podem ser feitas através deste link:
https://docs.google.com/forms/d/13ZNdfTkaGzE2BYzXNnQ1QVuz5cZ3y–KnfPwNBBByR0/viewform?chromeless=1&edit_requested=true
O aluno Airton Lana, da equipe Brazinga, destaca que “não é necessária nenhuma habilidade específica,  senão apenas possuir muita vontade de aprender e, quem sabe, apaixonar-se por esta fascinante área da Física. SEJAM BEM-VINDOS ao Beamline for Schools 2018. Vamos fazer com que a próxima equipe a desenvolver seu projeto no CERN seja brasileira e da nossa instituição! #BL4SCOTUCA”

https://www.youtube.com/watch?v=qy5nLQrUk-4
https://home.cern/students-educators/updates/2017/07/beamline-schools-competition-2018-now-open
http://home.cern/
http://cotuca.unicamp.br/2017/06/14/equipe-do-cotuca-e-premiada-em-competicao-internacional-de-fisica-de-particulas/
http://cotuca.unicamp.br/2017/06/26/alunos-e-professores-do-cotuca-sao-homenageados-pelo-instituto-de-fisica-da-unicamp/

A equipe BRAZINGA realizou, no começo de 2017, o desenvolvimento de uma proposta experimental para aplicação no maior laboratório de física de partículas do mundo.  A competição Beamline for Schools, do CERN, na sua quarta edição, premiou os alunos integrantes do COTUCA reconhecendo-os na short list. Os jovens tiveram um dos 30 melhores projetos, dentre mais de 1500 alunos de 41 países dos 5 continentes.
O grupo publicou em março um artigo e um vídeo para serem avaliados.
A competição BL4S é um concurso em que alunos do mundo todo enviam propostas inovadoras e fundamentadas nos conceitos da física para serem testadas no acelerador de partículas do CERN. As duas melhores equipes são convidadas para irem à Suíça testarem suas ideias no acelerador. Para se inscrever o aluno deve ter mais que 16 anos e estar cursando o ensino médio.
O Brazinga Team esclarece que “neste minicurso abordaremos a física moderna,  buscando introduzi-los ao mundo das partículas. Nosso objetivo é que apresentar também os aceleradores de partículas, para que os alunos formem equipes e trabalhem para se inscreverem na competição BL4S. Ainda sim,  isto não impede que alunos interessados na área participem das aulas, já que o mundo da Física é vasto o bastante para que todos possam sempre aprender”.