3º ano do curso Técnico em Enfermagem do Cotuca desenvolve projeto junto à creche Noêmia

Sob orientação da docente Sandra Regina Brunelli os alunos do 3º ano do curso Técnico em Enfermagem do Cotuca desenvolveram o projeto “Ensinar saúde brincando” junto à creche Noêmia localizada no bairro Jardim Boa Esperança em Campinas. Segundo a professora, o objetivo foi o de “promover o contato dos alunos com a realidade da criança saudável, capacitando para a utilização de medidas práticas de promoção, proteção e recuperação de saúde através de palestras junto aos pais e dinâmicas lúdicas e atraentes junto às crianças de uma comunidade”.

A atividade foi realizada junto à disciplina de “Estagio supervisionado em unidade básica de saúde II”. Participaram uma média de 100 crianças divididas em três salas. Nesta primeira parceria foram abordados os temas alimentação saudável, práticas de higiene, doenças respiratórias da infância e reciclagem do lixo no intuito de atendimento de objetivos específicos como o de investigar a importância nutritiva dos alimentos e despertar o apreço por eles; conhecer e identificar os diferentes tipos de alimentos; promover o consumo de frutas, legumes e verduras; prover atividades que valorizem e aproximem as crianças dos alimentos com menor aceitação; informar sobre pediculose e a importância da higiene capilar; ensinar hábitos de higiene para prevenção da gripe e desenvolver atividades que ensinem e valorizem a reciclagem do lixo.