Equipe do COTUCA é premiada em competição internacional de Física de Partículas

Autor: Guilherme Araujo Wood

O CERN, laboratório internacional de pesquisa nuclear, com sede na Suíça, anunciou nesta terça-feira, dia 13 de junho, os vencedores da competição Beamline for Schools (BL4S). Participaram 180 escolas de ensino médio de 43 países.

As duas equipes vencedoras (“Charging Cavaliers”, do Canadá e “TCO-ASA”, da Itália) realizarão os experimentos propostos, nos aceleradores de partículas do CERN, em setembro.

A equipe Brazinga, formada por estudantes do COTUCA, foi classificada entre as 30 primeiras. O colégio receberá como prêmio um detector de raios cósmicos. Cada membro da equipe receberá uma camiseta e o certificado.

A equipe Brazinga é formada pelos estudantes: Beatriz Ferreira Forcato (MecN 15), Gabriel dos Santos Rinto e João Pedro de Oliveira Silva (EletroN 15), Giovanna Machado Flores (Alimentos 15), Giulia Giacomello Pompilio, Ian Loron de Almeida e Nikolas Franco Rios (MecD 15) e Airton Cardoso Lana (MecD 16); sob a orientação dos professores Guilherme Araujo Wood e Ana Paula de Lima Barbosa.

O título do experimento proposto foi “Dispertion  and Absortion  of Muons: a New Methodology for Analysis of one of the Largest Environmental Disasters of Brazil”. O vídeo de divulgação, que faz parte do projeto analisado pela comissão julgadora, está disponível no site https://youtu.be/qy5nLQrUk-4.

Agradecemos a colaboração dos estudantes de pós-graduação do IFGW, orientados pelos professores Dr. Marcelo Guzzo e Dr. Anderson Fauth; o suporte do prof. Dr. Jodir Pereira da Silva e a correção da prof.ª Elizabeth Maria Gigliotti de Sousa.