Alunos do Cotuca participam de projeto coral nas escolas

Em março de 2017 o Cotuca iniciou uma parceria com o “Coral nas Escolas”, do projeto Canarinhos da Terra da Unicamp. A ONG, que tem parceria operacional com a Unicamp desde 2003, em 2016 transformou a parceria em convênio com a universidade e se transformou em projeto de extensão através da pró-reitoria de extensão e ações comunitárias (PREAC).

Luiz Pedro Simoni, diretor executivo do projeto Canarinhos da Terra do Instituto Cultural Canarinhos da Terra explica que o projeto no Cotuca está no início, com o grupo ainda se firmando. Os ensaios são abertos para alunos funcionários e professores.  Eles acontecem às terças-feiras, a partir das 12h30, e tem contado com uma média de 17 pessoas entre alunos e funcionários. Quem quiser participar dos ensaios, é só comparecer nesse horário na sala 15 do Cotuca. Para o diretor executivo o grupo ideal de participantes é de 15 a 30 pessoas. A partir do grupo firmado, é possível começar a ensaiar para fazer eventos dentro da escola. Na Unicamp, por exemplo, estão preparando o musical Hair Spray.

“Já tivemos muitos alunos do Cotuca que participaram do projeto na Unicamp, e eles nos incentivaram a vir aqui. Nós achamos interessante e iniciamos a conversa com a diretoria”, conta Luiz. O projeto “Coral nas Escolas” visa desenvolver um trabalho em parceria com as escolas, incentivando os alunos a praticar a música, além de ser uma iniciativa para achar talentos e levá-los para o núcleo já existente na Unicamp.

“Esperamos formar um grupo bacana, que possa participar do evento de encerramento do semestre, no dia 02 de julho, junto com os outros grupos”, conta o diretor. Mas como a parceria com o Cotuca começou faz pouco tempo, não se sabe se dará tempo de o grupo já ter o material ensaiado para participar. Mesmo assim, a ideia é que eles comecem a participar das dinâmicas, como por exemplo, o ciclo de formação no segundo semestre, em que uma companhia de teatro vai se apresentar e passar algumas técnicas teatrais para os alunos.

Não é só canto. Na Unicamp tem as artes integradas, os alunos montam um musical. Tem oficina de figurino, oficina de cenografia. Eles participam de toda a montagem do espetáculo. Luiz conta que o projeto Coral nas Escolas é só a porta de entrada, “Aqui a gente dá um gostinho, para eles começarem a degustar essa experiência artística. O trabalho no Cotuca é apenas um estágio para depois ir para a Unicamp”.

O projeto, que foi fundado em 1996, foi selecionado para fazer parte do programa da Unesco e Criança Esperança. Começará em 2018. O projeto nasceu de um coral, que depois se transformou em um projeto sociocultural com uma Escola Coral, turmas de 6 a 8 anos, 9 a 13, além do grupo jovem de 14 a 21 anos na Unicamp. Diversas escolas participam dos ensaios na Unicamp as quartas e sábados.Além disso, têm aulas de teoria musical, técnica vocal e preparação cênica. Os participantes do projeto tem uma média de 5 horas semanais de ensaios e aulas, além de participarem de concertos.