Celebração da semana de enfermagem é realizada no Cotuca

No mês de maio, entre os dias 12 e 20, o Cotuca realizou a comemoração da semana de enfermagem. A data da comemoração é referência às duas precursoras da enfermagem, Florence Nightingale, inglesa que durante a guerra da Crimeia cuidava dos feridos, nascida em 12 de maio, e Anna Nery, brasileira que foi pioneira de enfermagem no país, que morreu em 20 de maio.

No colégio, o evento é realizado a cada dois anos, intercalados com outro evento realizado no Cotuca, o SeEMTec.

No primeiro dia, 12 de maio, os alunos do departamento de enfermagem participaram de atividades na Faculdade de Ciências Medicas da Unicamp, a FCM. Lá participaram de palestras sobre inovação e empreendedorismo na área da saúde, além de uma oficina sobre alimentação saudável.

A programação contou também com outros eventos, como a roda de conversa com funcionários do Candido Ferreira no dia 15. Discussão sobre saúde mental, com participação dos alunos abordando temas como atendimento e oficinas oferecidas no Hospital. O pessoal do Candido Ferreira trouxe produtos feitos por pacientes nas oficinas. Além disso, houve a apresentação de duas peças teatrais encenadas pelos alunos do técnico, o teatro sobre a vida de Florence e o teatro com temática gestante.

Todas as outras atividades, distribuídas durante toda a semana, ocorreram no Colégio no intervalo das aulas. No dia 16, foram realizadas atividades relacionadas a saúde da mulher, sendo feita uma discussão sobre métodos contraceptivos, como o uso de anticoncepcionais e métodos de barreira (camisinha, tanto masculina quanto feminina), entre outras coisas. Já nos dias 19 e 23 os alunos apresentaram uma canção para mostrar como se deve lavar as mãos corretamente.

A chefe de departamento do curso técnico em enfermagem, Professora Marcia Regina Rossetti exalta a importante de eventos como esse “Tivemos resultados ótimos, os alunos surpreenderam com a criatividade. Vemos esse evento como algo importante, pois mostra um pouco do trabalho. Foi interessante a abordagem de como foi o início do nosso curso, resgatar da história, que se deu pelo teatro da Florence, e mostrar um pouco do que fazemos na enfermagem”.

Durante a realização das atividades foram sorteados brindes fornecidos pela loja Well’s Bijouterias, de Élen Cristiane Martins.